Quanto custa viajar de bicicleta

por Eliana Garcia -

Muita gente que está iniciando no cicloturismo nos faz esta pergunta. Dependendo da maneira que você viajar, vai gastar somente calorias...

Pernoite em fazenda na Serra da Canastra Foto: Clube de Cicloturismo

Tudo varia de acordo com o estilo de cicloturismo adotado. Se a opção for pelo cicloturismo autônomo, em que se carrega todo o equipamento de camping e o cicloviajante prepara sua própria comida, os custos serão reduzidos drasticamente. Muitos cicloturistas chegam a gastar uma média de R$20 ou até menos por dia.

Hospitalidade brasileira ajuda cicloviajantes Foto: Clube de Cicloturismo

Quanto mais longe das grandes cidades e rodovias, mais acolhedoras costumam ser as pessoas, e não raro se recebem convites para pernoites e refeições. Não só pela economia, estas são ótimas oportunidades para se conhecer culturas e costumes mais de perto. Passando de carro ou à pé, isso não costuma acontecer, mas a bicicleta parece ter a capacidade de abrir as portas e corações.

Agora, se você é daqueles que preferem tomar um café da manhã na padaria, almoço e/ou jantar num restaurante, e dormir numa pousada com um certo conforto, aí tem que levar em consideração esses gastos. Pode ser que você tenha que reservar uns R$100,00 ou mais por dia, vai depender das suas escolhas e dos preços do local.

Acampar, opção econômica e ecológica Foto: Clube de Cicloturismo

Além dos gastos normais com hospedagem e alimentação, a bicicleta a princípio não onera uma viagem. Mas desde que seja feita uma revisão prévia e a bicicleta esteja equipada com um jogo de componentes compatíveis com o nível de dificuldade do trajeto escolhido. Caso contrário você terá despesas extras com a manutenção durante a viagem.

Isso, contando com uma viagem de um ou dois meses. Se o caso for uma viagem realmente longa, alguns outros custos vão ter que ser computados, como a reposição de pneus, câmeras, corrente, cabos e etc.

Um gasto a se levar em conta, é quando se utiliza um outro transporte para alcançar o destino escolhido para a cicloviagem. É bastante comum as empresas aéreas e de ônibus cobrarem uma taxa adicional por se tratar de uma bicicleta, algumas vezes independentemente do peso desta. Esteja preparado e não se esqueça de exigir o comprovante de pagamento da taxa, para ter certeza de que seu dinheiro pelo menos seguiu o rumo correto e para o caso de precisar fazer alguma reclamação com relação a danos materiais.

Cozinhando durante a viagemDicas:
- Tenha sempre de reserva uma quantia para qualquer emergência, como problemas de saúde ou com o equipamento.

- Anote no seu diário de bordo todos os gastos para ter um controle melhor durante a viagem.