Viaje com sua bicicleta

por Eliana Garcia

Para a escolha de uma bicicleta de viagem podemos fazer uma analogia com a escolha de um carro. Primeiro, não existe um tipo de carro adequado para toda e qualquer viagem. Vai depender sempre do roteiro escolhido, das peculiaridades do terreno e dos locais ou países por onde você pretende passar, entre inúmeras outras coisas. Com a bicicleta também acontece isso. Qual a melhor bicicleta para o cicloturismo? A resposta é sempre: depende. Depende do que você pretende fazer com ela.

Mas, da mesma maneira que se dá com o carro, você não precisa deixar de viajar enquanto não escolhe (e a parte mais difícil, adquire) o veículo ideal. Basta escolher um trajeto que seja compatível com a bicicleta que você tem. Por exemplo, você tem uma Caloi 10 na garagem e não usa há muito tempo, ou uma mountain bike bem velhinha. Em nossa opinião, ambas servem para o cicloturismo. Antes, faça uma revisão, adapte os acessórios necessários. Aproveite a passagem pela bicicletaria e informe-se sobre a qualidade dos componentes que sua bicicleta possui. Se ela estiver equipada com peças simples e frágeis, pode ser que elas te dêem um pouco de dor de cabeça no caminho. Mas nem isso é motivo pra você deixar de viajar. Escolha um roteiro em que você esteja sempre passando por cidades que tenham um mínimo de estrutura, para que possam te resolver os possíveis problemas. Aprenda a mecânica básica da bicicleta, isto também vai ajudar. E, se for sua primeira vez, faça uma viagem não muito longa, de até uma semana.

Voltando à comparação com o carro, se você tem um fusca, não vai deixar de viajar, certo? Já teve gente indo para os Estados Unidos, dando a volta ao mundo num fusca. Portanto, viaje com a bicicleta que você já tem. É até preferível, antes de investir na compra de uma bicicleta nova, viajar primeiro, para depois saber escolher melhor, com base na sua própria experiência. Porém, escolher uma bicicleta para viajar já é um outro assunto, que abordaremos numa outra ocasião.