Cicloturistas Desconhecidos

Por Eliana Garcia

Através do Clube de Cicloturismo recebemos muitas perguntas a respeito de recordes e feitos inéditos de cicloturistas. Sou o mais jovem a dar a volta ao mundo? Sou o primeiro brasileiro a percorrer todos os estados do Brasil numa só viagem de bicicleta? Quem foi o primeiro cicloviajante brasileiro a percorrer nosso litoral de ponta a ponta?

Gostaríamos muito de poder responder estas questões, mas a verdade é que, por mais que nos esforcemos em formar cadastros, arquivos, e apoiar diversas pesquisas universitárias sobre o tema, ainda somos muito pobres em informação. O Clube existe somente desde 2001, engatinhando praticamente, quando comparados aos clubes europeus (o da Inglaterra é de 1887, logo após a invenção da bicicleta!). Além disso, somos um pouco restritos à internet. Não que seja uma coisa negativa, acho inclusive que o Clube não existiria sem interntet, que possibilita a participação de pessoas de todos os cantos do país. Mas perde-se muito com isso.

Assim, temos a impressão do cicloturismo não ser uma atividade forte no país, mas existem centenas de cicloturistas que realizaram façanhas no passado, anonimamente. Agora mesmo, muitos estão na estrada e são acompanhados somente pela mídia local dos lugares onde vão passando, dando a impressão de que são casos isolados.

Por puro acaso (ou não), tive a surpresa de encontrar um destes cicloturistas em pleno andamento de sua viagem. Dei uma passada rotineira à bicicletaria em Franca, onde moro, e lá estava Carlos Henrique, que está rodando todo o Brasil. Já passou por sete estados e completou mais de 5 mil km desde que saiu de Campo Grande - MS.

Bom, para encurtar a história, convidei-o para o Salão das Duas Rodas, em São Paulo, onde o Clube terá um estande, gentilmente cedido pela organização do evento. Ele tentará aparecer por lá, mudou seu roteiro original para chegar na data certa. Espero que sim, será uma boa oportunidade divulgarmos mais um cicloturista ilustre e pouco conhecido.