Nova York e as Folding Bikes

Por motivos profissionais estou morando em NY com minha família e, como cicloturista, não pude deixar de notar um fenômeno muito interessante por aqui: uso de folding bikes, as bicicletas dobráveis. Nova York é uma cidade louca onde cada metro quadrado vale uma fortuna. Estacionar um carro em Manhattan chega custar U$400 por mês e dizem que boa parte dos Nova Iorquinos não tem sequer carteira de motorista. Dirigir por aqui em certas horas do dia é impraticável Carros e mais carros se amontoam nas avenidas, em túneis e sobre pontes da big apple. Some-se a isso o excelente transporte público com metrô, trem, ônibus e uma infinidade de integrações. A maioria da população usa transporte público e você encontra no metrô desde altos executivos de bancos até encanadores. Sem essa de que só pobre usa esse meio para se locomover. Apesar de bastante segura, NY é a cidade onde mais se rouba bicicleta nos Estados Unidos. Além disso, tem o beneficio de ser praticamente toda plana.

Nesse cenário, a folding bike é a solução perfeita: não ocupa espaço nos (já) pequenos e caros apartamentos da cidade, pode ser facilmente carregada no metrô e nos ônibus. Também pode ser facilmente acomodada debaixo da mesa do escritório em uma bolsa a tira colo especialmente feita pra isso (quando vazia pode ser dobrada e usada como mochila). Oferece conforto para pedalar pelas centenas de quilômetros de ciclovias da ilha. Existem muitas folding bikes "circulando" pelas ruas e estão à venda nas lojas especializadas. Não são baratas. Os preços começam em US$200 chegando ate mais de US$2.000. As principais marcas são Dahon, Brompton Birdy, Bike Friday. Há uma infinidade de acessórios para essas pequenas notáveis como alforjes, bagageiros malas, faróis, cestinhas etc... Segundo o relato de um cicloturista americano que fez de folding bike o rota do Danúbio -- uma belíssima ciclovia que vai da Alemanha ate Viena na Áustria -- a mobilidade dessa bike é impressionante.

www.dahon.com

Esse ciclista levou uma mala rígida, dessas usadas em viagens convencionais, e pequenos alforjes. Pedalava durante o dia e, à noite, quando encerrava o expediente, era só dobrar a bike - executando um processo que levava, no máximo, 30 segundos. Feito isso, pegava a "maleta" e levava para o quarto do hotel. Quase todas essa bikes tem um mecanismo que, quando dobradas, podem ser empurradas como um carrinho. Outra coisa interessante é que, em algumas delas, o próprio canote do banco é uma bomba de encher pneus.  O transporte urbano é encarado como uma das maiores barreiras para o crescimento da região. Somando-se perda de tempo, receita das empresas, desperdício de combustível e aumento de custos operacionais estima-se que os congestionamentos custem 13 bilhões de dólares por ano à cidade. Por isso, Nova York tem um plano ambicioso para área de transporte onde um dos focos é o transporte de bicicleta. Segundo estáticas, o uso de bikes na cidade cresceu 75% desde o ano 2000. Mesmo assim, menos de 1% dos Nova Iorquinos vão de bicicleta para o trabalho. Além dos 700 km de ciclovia existentes na cidade planeja–se construir mais 2300 km chegando até o ano 2030. Por mais incrível que isso possa parecer, quando vier a NY aproveite para pedalar! Vale a pena comprar uma folding bike para levar em todas as suas viagens afinal ela cabe numa mala grande!

 

Andre Fehlauer, tem 35 anos, administrador é um entusiasta do uso da bicicleta como meio de transporte e surpreende os outros executivos do banco onde trabalha em São Paulo ao chegar de bicicleta no escritório. Atualmente vive em NY onde anda com sua folding bike.