Velotour Itália -2015: História

1 > 2 > 3 > 4 > 5 > 6
CONCEITO
o evento
cronograma
dúvidas
HISTÓRIA
pequeno resumo
ROTEIRO
dia a dia
INSTRUÇÕES
como funciona
acomodações
o que levar
PARTICIPANTES
requisitos
responsabilidades
INSCRIÇÕES
valores
documentos

2. HISTÓRIA

 

UM POUCO DA (NOSSA) HISTÓRIA

 

A Linha Gótica representou uma das últimas e grandes defesas elaboradas pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O objetivo era bloquear, ou retardar ao máximo, os avanços dos aliados na campanha da Itália.

 

Era uma linha de defesa com aproximadamente 280 km de extensão que cruzava de Leste a Oeste todo o território italiano. Os montes e topos de colinas dos Apeninos eram dominados por serem pontos estratégicos.

O Brasil apesar de inicialmente manter-se neutro, e o presidente Getúlio Vargas até pender para o lado nazista, acabou apoiando os aliados e decidindo por enviar tropas para o front na Itália. Após um curto período de preparação, em julho de 1944 a Força Expedicionária Brasileira (FEB) desembarcou em Nápoles com o 1º. Escalão, de cerca de 5 mil homens. Posteriormente os demais escalões foram aos poucos enviados para a Itália, totalizando um contingente de mais de 25 mil, entre oficiais e soldados.

 

O Soldados brasileiros que foram carinhosamente apelidados de “Pracinhas” tinham como lema a expressão “A cobra está fumando”, uma resposta aos opositores que diziam ser mais fácil uma cobra fumar que a FEB embarcar para a Itália. Capisce?

 

Diferentemente de tropas de outros países, os brasileiros contrariavam as regras de guerra e dividiam alimentos e até remédios com a população local. Este comportamento acabou por criar vínculos entre brasileiros e italianos (além de dezenas de casamentos). As tropas brasileiras também ganharam admiração do povo italiano pela forma como libertaram as cidades e picos enfrentando o, até então para eles desconhecido, longo e gelado inverno das montanhas.

 

Essa é uma parte da nossa história que poucos brasileiros tem conhecimento. Mas a população das cidades da Linha Gótica não esqueceram os feitos dos heróis brasileiros, pois todos os anos comemoram a libertação das suas cidades das mãos dos nazistas e reverenciam com gratidão os “pracinhas” da FEB. Um sentimento de gratidão pelas conquistas de batalhas como a de Monte Castelo e de Montese, libertadas em fevereiro e abril de 1945 respectivamente.


Trailer do Documentário “Lapa Azul”


 

 

Documentário completo sobre a FEB na 2ª. Guerra Mundial – “Lapa Azul”
.be

 

Continue lendo....

< anterior   próximo >
1. CONCEITO 3. ROTEIRO