Circuito das Araucárias

CIRCUITO DAS ARAUCÁRIAS CICLOTURISMO Santa Catarina

Texto e Fotos: Rodrigo Telles - Clube de Cicloturismo do Brasil O que é o Circuito das Araucárias - Cicloturismo

Elaborado a partir de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo e a associação de municípios Consórcio Quiriri, esta é a mais nova rota para quem viaja de bicicleta. O percurso está inteiramente sinalizado com placas. As planilhas estão disponíveis num guia impresso e também no site do circuito, onde constam os perfis altimétricos, com as subidas e descidas de cada trecho. Ao longo do caminho o cicloturista recolhe os carimbos referentes ao trecho onde passou. Ao final do percurso recebe um certificado de conclusão do Circuito.

Resumo: - 250km estradas de terra - início na cidade de São Bento do Sul - SC (100km de Curitiba) - municípios de São Bento do Sul, Corupá, Campo Alegre e Rio Negrinho - totalmente sinalizado, aberto o ano todo - autoguiado - para ser percorrido em 6 a 8 dias - grau de dificuldade físico alto Nas próximas páginas você encontra um passo a passo detalhado para percorrer o circuito.

Vários aspectos chamam a atenção dos cicloturistas, entre eles estão: a colonização alemã, polonesa e italiana, as matas de araucária, as cidades bonitas e bem cuidadas, os belos jardins, a Rota das Cachoeiras, o Morro da Igreja, a Estrada Imperial Dona Francisca, a Área de Proteção Ambiental dos Campos do Quiriri, e ainda a ótima receptividade do povo e a excelente comida.

Na página 5 do guiado circuito você encontra uma relação dos atrativos principais do circuito e na seção "O Que Visitar" (página 15 em diante), uma lista de todos os atrativos detalhados. Alguns deles estão no próprio caminho e outros necessitam de algum desvio. Mas estes atrativos valem a pena e são parte importante do circuito.

A Rota das Cachoeiras é um passeio de 4 horas a pé, totalmente imperdível. Em que outro lugar você vai ver uma sequencia de 14 cachoeiras num trecho de cerca de 3km de rio? Cada atrativo tem seu tempo médio de visita especificado. Coloque isso no seu planejamento. Alguns atrativos são visitas em locais particulares como cafés coloniais ou alguma produção artesanal. Para garantir que será atendido faça contato previamente para agendar sua visita.

Informações:
Circuito das Araucárias