16º Encontro Nacional de Cicloturismo

O Encontro Nacional de Cicloturismo é o grande acontecimento do ano para a comunidade de cicloturistas. São palestras, pedaladas e muita confraternização. Quatro dias intensos e inesquecíveis para todos que participam.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS - EVENTO LOTADO

PALESTRAS - PROGRAMAÇÃO - ACOMODAÇÕES - COMO CHEGAR - PASSEIOS - INSCRIÇÕES - TERMO DE ADESÃO

PASSEIOS
Os participantes recebem o mapa e as planilhas das trilhas da região. São cerca de dez caminhos mapeados, todos com detalhadas planilhas e gráficos altimétricos. A cada dia a organização sugere um dos passeios, mas os participantes podem optar por outros, de acordo com o nível de dificuldade e distâncias desejadas. As quilometragens ficam entre 5km e 40km (quase todos com subidas fortes, mas podem ser feitos sem pressa). Os passeios são na parte da manhã. Num dos dias faremos um passeio de dia inteiro, este será com grupo unido, velocidade controlada e acompanhado pelos condutores do evento.

LOCAL
Os passeios acontecem numa região de divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais próximos à cidade de Campos do Jordão, que tem uma localização privilegiada. Está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro), e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima frio e a arquitetura dos chalés compõem o cenário de montanhas. Apesar de estar próximo da badalada Campos do Jordão, as estradinhas de terra ao redor do Espaço Araucária são estreitas e com pouco movimento. O ambiente do encontro é simples e acolhedor, com várias casas, alojamentos e também opção de acampamento.

PALESTRAS
Os períodos da tarde e da noite são reservados para palestras e vídeos que visam trazer conhecimento e vivência para quem viaja ou quer viajar de bicicleta. A programação está extensa e imperdível, com grandes nomes do cicloturismo nacional. Confira o cronograma completo.

PARTICIPAÇÃO
Todos podem participar, desde o iniciante até quem já é um praticante convicto. Quem já foi no evento sabe que o clima é de confraternização e amizade, não importa se você é das antigas ou se está acabando de chegar. O que importa é que todos estão lá porque amam a bicicleta, a natureza e as viagens.

ORGANIZAÇÃO
Clube de Cicloturismo do Brasil - uma entidade sem fins lucrativos tocada por voluntários com objetivo de difundir o cicloturismo no Brasil

 

PALESTRAS

 

Debate: Cruzando a Europa de Bicicleta

Dois casais de cicloturistas brasileiros planejaram por coincidência dois roteiros muito parecidos, um sem saber dos planos do outro. Os roteiros saindo da Itália e chegando a Portugal passam por diversos países, rotas como Francígena, Transpirenaica, Caminho de Santiago e outros incríveis locais para se pedalar na Europa. Agora reunidos no encontro contarão suas impressões, semelhanças e diferenças de suas viagens.

Cesar  Stella - Bacharel em Matemática e Direito, atua profissionalmente no comércio. Iniciou a  pedalar em 2007, realizando vários circuitos de cicloturismo no Brasil. No Exterior fez Cicloviagens pelo Uruguai, Chile, Argentina, Costa Rica e por fim esta de Roma a Lisboa. Site www.queropedalarcicloviagens.com.br

Regina  Stella - Técnica em Hotelaria. Casada há 35 com o Cesar Stella, sempre atuou profissionalmente ao lado deste, deu suas primeiras pedaladas em 2008 colocando o casal nos trilhos do cicloturismo, sempre sendo a responsável pelo projeto do próximo destino.

Cristiana Braga, arquiteta. Trabalha com projetos e obras residenciais e comerciais. Começou a frequentar os encontros de Cicloturismo em 2013 e em 2014 fez - com Raphael Comber, seu marido - sua primeira cicloviagem pela Via Claudia Augusta. Em 2015, fizeram os Lagos Andinos durante aproximadamente  1 mês e em 2016 se lançaram em uma viagem de 4 meses, sem roteiro, entre Roma e Lisboa.  Durante esta última criaram o  blog www.nosdebikeporai.com.br para registrar as fotos e os diários de viagem.

Raphael Comber, designer. Trabalha com animações e projetos em 3D. Ama fotografia.  Fez sua primeira cicloviagem em 2013  no Caminho da Luz e logo depois Caminho dos  Diamantes. Em 2014 fez o Vale  Europeu e no mesmo ano a Via Claudia Augusta com Cristiana Braga , sua mulher. Nos anos seguintes organizaram suas viagens em conjunto, Lagos Andinos e Europa.

 

Uma pedalADA pela América


Ada Cordeiro percorreu de bicicleta 12 países da América do Sul, 23.000km em quase 2 anos de viagem. Foi uma viagem cheia de desafios, o primeiro deles, deixar a sua zona de conforto e partir em busca do seu sonho. Para muitos parecia uma loucura, uma mulher, de bicicleta e sozinha, sair por aí. Mas se lançando ao desconhecido, ela pôde vivenciar que o mundo é muito melhor do que os noticiários apresentam, e que o maior perigo seria não ter começado essa jornada que lhe mostrou, mais que paisagens bonitas, experiências de vida que de nenhuma outra maneira ela teria a sorte de ter experimentado.   

Ada Cordeiro, nascida em Itabira – MG, atualmente morando em Brasília. É apaixonada pela bicicleta e por tudo que ela proporciona. Apesar de sempre ter tido uma relação muito próxima com o mundo da bicicleta, no mountain bike e no seu uso como meio de transporte, realizou sua primeira cicloviagem só em 2013: um pequeno trajeto de Belo Horizonte à Serra do Cipó, em Minas Gerais. Depois disso não parou mais, passou pela Estrada Real, Sul da Bahia, Chapada dos Veadeiros, Caminho de Santiago e, de 2015 a 2016 percorreu a América do Sul com a sua companheira inseparável: a Branquinha. http://blogpedaladas.blogspot.com.br

 

Lançamento do Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul


O Guia pretende apoiar o cicloturista que deseja percorrer os principais circuitos estabelecidos no sul do país, mas tem a capacidade de levar aqueles sedentos por aventura a fazer os passos mais belos e desafiadores da Serra Geral, enquanto percorre as belezas dos três estados sulistas.

Antonio Olinto Ferreira - Nasceu no interior de SP, formou-se em direito pela PUC-PR. Em 1993 partiu para uma viagem de bicicleta pela Europa, que acabou se transformando em uma volta ao mundo, descrita em seu primeiro livro "No Guidão da Liberdade". De volta ao Brasil, assumiu a missão de divulgar o Cicloturismo em nosso país, criando o Projeto de Cicloturismo no Brasil. Desde então já publicou 2 livros, 6 guias e 4 documentários sobre as viagens pelo Brasil e pelo mundo. www.olinto.com.br

Rafaela Asprino - Nasceu na capital paulista, onde se formou e trabalhou por 10 anos como arquiteta, utilizando a bicicleta como lazer e meio de transporte. Após percorrer o Caminho da Fé, em 2007, conheceu Antonio Olinto e com ele a liberdade de uma vida simples fora da grande cidade. A partir de então passou a viver e viajar com Olinto, dedicando-se exclusivamente à produção dos livros, guias e documentários do Projeto de Cicloturismo no Brasil. www.olinto.com.br

 

Debate: Equipamentos de Camping no Cicloturismo

Barracas, sacos de dormir, fogareiros. São inúmeros tipos de equipamentos. A ideia é partir da experiência de camping de cicloturistas viajados para debater características, vantagens e desvantagens de cada um.

Antonio Olinto Ferreira - Nasceu no interior de SP, formou-se em direito pela PUC-PR. Em 1993 partiu para uma viagem de bicicleta pela Europa, que acabou se transformando em uma volta ao mundo, descrita em seu primeiro livro "No Guidão da Liberdade". De volta ao Brasil, assumiu a missão de divulgar o Cicloturismo em nosso país, criando o Projeto de Cicloturismo no Brasil. Desde então já publicou 2 livros, 6 guias e 4 documentários sobre as viagens pelo Brasil e pelo mundo. www.olinto.com.br

 
Artur Berberian Filho - Consultor na área de treinamento e desenvolvimento em RH, formado em Turismo, cicloturista desde os 15 anos. Trabalhou com equipamentos outdoor e aplica palestras de uso de equipamento para camping e cicloturismo. Escreveu diversos artigos na Revista Bicicleta. Acompanha o Clube de Cicloturismo desde 2002. Participa do Movimento Escoteiro desde 1988.
 
Fábio Eduardo da Silva (FES) - Professor de Física e Administrador, natural de Bauru interior de SP onde vive até hoje. Iniciou-se no cicloturismo em 1994, mas anda de bicicleta desde 1986. Viajou de bicicletas nos estados do DF, ES, GO, MG, MS, MT, PR, RJ, RS, SC, SP, Estrada Real, Argentina, Bolívia, Peru, Uruguai, Espanha e Itália.
 

Giramérica - 4 anos solo pela América do Sul


Em 2013 Carol decidiu cicloviajar pela América do Sul durante um ano sabático. A viagem foi tão especial e transformadora que se estendeu por mais 3 anos. Hoje está pelo Nordeste brasileiro e pretende terminar dentro de 3 meses. Ou mais alguns anos!

Carol Emboava nasceu no interior de SP e é formada em  Educação Física, área que atuou por 7 anos. O "Giramérica" é sua primeira cicloviagem e no momento está na reta final, depois de 6 países e  16.000km pedalados. www.facebook.com/giramerica/

 

Debate: Carregando a bagagem na bicicleta

Existem diversas maneiras de se carregar a bagagem, nenhuma é melhor ou pior. Mas cada uma se adequa para um tipo de cicloturismo ou ainda um tipo de cicloturista. Queremos destrinchar o que há de diferença entre elas, quando cada uma pode ser mais adequada e saber as dificuldades e virtudes de cada uma delas.


Guilherme Cavallari é um nome conhecido do cicloturismo nacional, fundador da Kalapalo Editora (www.kalapalo.com.br), é autor e editor de 17 livros com mais de 16.000 km de roteiros para mountain bike, trekking e cicloturismo detalhadamente mapeados e fotografados. www.kalapalo.com.br

Eliana Garcia - Fundadora do Clube de Cicloturismo. Presta consultoria para implementação de circuitos de cicloturismo. Viaja de bicicleta desde 1988. Fabricante dos equipamentos AraraUna e proprietária da loja online www.cicloturismo.com.br

Artur Berberian
66 anos, Pai e Avô, administrador de restaurante em São Paulo, pedala desde sempre e é cicloturista desde 2010, desenvolveu a Rebobike. Desde 2010 participou de todas as edições do Velotour e Encontro Nacional de Cicloturismo além de outras viagens com muitos amigos pelos roteiros de cicloturismo do Brasil. Em 2013, pedalou pela rota Claudia Augusta entre Munique (Alemanha) e Veneza (Itália).
 

Lançamento do livro A Vida por Outros Caminhos: as expedições de bicicleta que mudaram uma história

A apresentação procura compartilhar os aprendizados, experiências e histórias vivenciados durante as sete primeiras expedições realizadas no Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai e que também estão relatadas no livro recém lançado: A vida por outro caminhos.

Nelson Neto - sou paulistano, tenho 31 anos, formado em História, atualmente trabalho como escritor e palestrante, e vivo em Foz do Iguaçu no Paraná. Há dez anos realizei a primeira viagem de bicicleta e não parei mais. Após essa experiência foram mais nove expedições que me proporcionaram conhecer 9 países da América do Sul, 20 estados brasileiros, inúmeras amizades, um grande amor e um novo estilo de vida. www.cicloturismoselvagem.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

A programação pode ser alterada sem prévio aviso

15/JUN - QUINTA
8:00     Confirmação das inscrições (feitas somente pela internet)
8:30     Encerramento da confirmação e concentração para o passeio
9:30     Pedaladas auto guiadas
14:00   Abertura Oficial do Evento - Debate CRUZANDO A EUROPA DE BICICLETA (com Cesar Stela, Regina Stela, Cristiana Braga e Raphael Comber)
16:00   Palestra UMA PEDALADA PELA AMÉRICA (com Ada Cordeiro)
20:30   Lançamento do GUIA DE CICLOTURISMO CIRCUITOS DO SUL (com Antônio Olinto e Rafaela Asprino)

16/JUN - SEXTA
8:30     Pedaladas autoguiadas
14:00   Debate EQUIPAMENTOS DE CAMPING NO CICLOTURISMO (com Artur Berberian Filho, Fábio Eduardo da Silva e Antônio Olinto)
16:00   Palestra GIRAMÉRICA - 4 ANOS SOLO PELA AMÉRICA DO SUL (com Carol Emboava)
20:30   Confraternização

17/JUN - SÁBADO
8:00     Concentração para o passeio
8:30     Pedalada coletiva - estradas de terra (±40km) - dificuldade alta, ritmo leve (não haverá almoço, somente lanche)
20:30   Debate CARREGANDO A BAGAGEM NA BICICLETA (com Artur Berberian, Guilherme Cavallari e Eliana Garcia)

18/JUN - DOMINGO
9:00    Lançamento do livro A VIDA POR OUTROS CAMINHOS (com Nelson Neto)
11:00  Encerramento

 

ACOMODAÇÕES

O Espaço Araucária, sede do evento, é um ambiente simples e acolhedor com diversos tipos de acomodação. Fica a cerca de 16km de Campos do Jordão, a partir do bairro Capivari. É necessário fazer reserva com antecedência, pois as vagas são limitadas. Faça sua inscrição no evento e depois a reserva da hospedagem.

Atenção: levar toalha, roupa de cama e cobertor ou saco de dormir (faz frio!). Não é possível o uso de aquecedores.

Obs: caso queiram, os participantes podem optar por outros locais de hospedagem em Campos do Jordão, pois não há pousadas nem restaurantes nas proximidades do Espaço Araucária.

Obs2: é necessário fazer reserva e quitar com antecedência, inclusive para a opção Acampamento que também tem vagas limitadas.

Pacote para os 4 dias inclui alimentação:
    qui:  café, almoço e jantar
    sex: café, almoço, jantar
    sab: café, lanche, jantar (passeio mais longo)
    dom: café, almoço

Acomodações e preços:
    Suítes Hospedaria - R$1.540,00 por casal - (R$770,00 por pessoa)
    Quartos Coletivos Hospedaria - R$546,00
    Quartos Coletivos Casas da Colônia - R$535,00
    Alojamento - R$451,00
    Acampamento - R$410,00



Informações importantes:

  • O Espaço Araucária estará aberto para receber os participantes somente a partir das 18h do dia 14 (qua), véspera do evento.
  • Os carros ficarão estacionados na entrada do Espaço Araucária, num local determinado para tal. A distância entre os quartos (ou o acampamento) e o estacionamento é de cerca de 300m. As bicicletas terão livre acesso.
  • As casas estão situadas a uma distância de 200 a 500m do refeitório.
  • As acomodações são simples e os banheiros são compartilhados (à exceção das suítes).
  • É necessário levar roupa de cama, cobertor ou saco de dormir e toalha de banho (à exceção das suítes).
  • Os valores de hospedagem, inclusive o do acampamento, incluem alimentação (com opção vegetariana e vegana).
  • Não é permitido o uso de aquecedores elétricos pois a rede não suporta.
  • O horário de jantar no dia 14, véspera do evento é das 19 às 21h. É necessário reservar com antecedência, valor não incluído no pacote.
  • Só serão aceitas reservas de quem já tiver inscrição no evento (ver INSCRIÇÕES)
  • O Espaço Araucária não possui estrutura de camping, mas abre exceção para o evento. Sendo assim, observe que não há área de serviços e pias. A distancia para o refeitório e banheiros é de cerca de 250m, os carros ficarão afastados da área de acampamento.
  • Em caso de alugar alguma das casas de sítios da região informe-se com os proprietários destes, sobre a estrutura oferecida, condições de acesso e distância até o Espaço Araucária.

Reservas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 98947 0200 (WA)
www.espacoaraucaria.com.br

Atenção:
É necessário fazer reserva com antecedência pois haverá lotação das acomodações.

 

COMO CHEGAR

Com acesso por Campos de Jordão, o Encontro acontece numa região de divisa de estados SP/MG nos municípios Campos de Jordão, Piranguçu, Brasópolis e São Bento.

Estrada Campos do Jordão - Piranguçu: do bairro Capivari (Teleférico/Cavalo) seguir sentido Água Santa - Minalba e depois Bairro do Centro.
Obs: total 16km do bairro Capivari (sendo 8km de terra)

Coordenadas Geográficas:
Lat: -22,6375°
Lon: -45,5545°

 


Baixar planilha (pdf)

Baixar tracklog do percurso (gpx)

Ônibus para Campos do Jordão:
de São Paulo: Viação Pássaro Marron
www.passaromarron.com.br
Tel: (11) 3775-3850 e 0800-285-3047

do Aeroporto de Guarulhos: ônibus para São José dos Campos e outro para Campos do Jordão. Viação Pássaro Marron
www.passaromarron.com.br
Tel: (11) 3775-3850 e 0800-285-3047

do Rio de Janeiro: Viação 1001
www.autoviacao1001.com.br
Tel: (21) 4004-5001 e 0800-941-3334

Distâncias a Campos do Jordão:
São Paulo (SP) -   180km
Rio de Janeiro (RJ) - 330km
Belo Horizonte (MG) - 480km
Curitiba -  (PR) - 590km

 

PASSEIOS

Atenção: Será obrigatório o uso de CAPACETE !

Leve sua bicicleta (revisada) e seu capacete. Os passeios de bicicleta acontecerão na maioria em vias de terra, com várias subidas e descidas íngremes, em terreno irregular.

Para ter direito a participar dos passeios é obrigatória a confirmação da inscrição feita pela internet e a assinatura do termo de adesão no local sede do evento.

Não será permitida participação no passeio sem leitura e assinatura do termo de adesão.

Os participantes receberão as planilhas dos passeios da região e poderão escolher de acordo com o nível de dificuldade e distâncias adequados. O nível de dificuldade física e técnica é médio/alto. Os passeios serão autoguiados e sem apoio.

Somente um dos passeios será feito de forma coletiva, com condutores e carro de apoio. Neste, as pedaladas acontecerão em ritmo de passeio, mas é necessário um bom condicionamento físico. As descidas serão feitas em velocidade baixa e controlada. A idade mínima para participação nos passeios é de 12 anos (acompanhado de pais e com autorização do evento).

Sugerimos que leve os seguintes itens durante o passeio:
    - lanche
    - água, pelo menos um litro
    - protetor solar
    - capa de chuva

É imprescindível a utilização de calçado fechado, luvas de ciclismo, camiseta manga longa ou curta e que sua bicicleta esteja regulada e em boas condições.

Atenção: a Serra da Mantiqueira possui clima bastante frio podendo até chegar a temperaturas próximas de zero nesta época. Esteja equipado para o frio e para chuva.

As trilhas são em estradinhas estreitas com araucárias, matas e plantações. Alguns percursos podem passar também por trechos de estradas de asfalto.

 

INSCRIÇÕES

INSCRIÇÕES ENCERRADAS - EVENTO LOTADO

A inscrição custa R$180,00 e encerra-se cerca de uma semana antes do evento, ou antes, se houver lotação. A inscrição é feita somente através da internet (somente no link abaixo) e dá direito à participação em todas as atividades do evento. A inscrição tem valor único para o evento, não havendo inscrições para participação parcial nas atividades ou dias.

Atenção: Não serão aceitas inscrições no local e só poderá participar do evento quem fizer a inscrição antecipada pela internet. Lembre-se que há limite de vagas, garanta sua vaga e faça a inscrição com bastante antecedência.

A inscrição no Encontro dá direito a participação nos passeios e palestras realizados durante o evento. A inscrição não inclui despesas de alimentação, acomodação, transporte até o local e outras despesas. Verifique a disponibilidade de vagas na sede do evento e faça sua reserva.

Antes de fazer sua inscrição leia o TERMO DE ADESÃO, a ser obrigatoriamente assinado no local do evento!

As inscrições são feitas somente através do site TicketAgora.  Para se inscrever:
1) Entre na página de inscrição (Inscrição Ticketagora)
2) Clique no botão INSCREVA-SE AQUI
3) Siga as instruções.

Lembre-se que o Encontro tem vagas limitadas.
Inscrição por boleto até 08/jun ou cartão até 12/jun ou até acabarem as vagas

 

TERMO DE ADESÃO

(a ser obrigatoriamente assinado por todos os inscritos no Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil)

1. O(a) participante isenta inteiramente os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade em caso de danos físicos ou morais ao(à) próprio(a) participante ou a terceiros durante o evento.

2. O(a) participante com problemas de saúde assume todos os riscos decorrentes, direta ou indiretamente, de tais condições, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade.

3. É terminantemente proibida a participação de pessoas sob efeito de álcool, drogas ou entorpecentes nos passeios e atividades do encontro.

4. O(a) participante se responsabiliza inteiramente em caso de acidente, roubo, ou eventuais danos que venham a ocorrer com sua bicicleta ou com qualquer outro equipamento ou pertences, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade.

5. O (a) participante menor de 18 anos deverá estar acompanhado(a) dos pais durante o evento, apresentar autorização por escrito dos mesmos e estar portando documento de identidade. A idade mínima para participar dos passeios é de 12 anos, exceto com autorização especial emitida pela organização do evento.

6. O(a) participante está ciente de que os passeios de bicicleta acontecerão principalmente em vias de terra, e estarão sujeitos a intempéries climáticas. A velocidade máxima recomendada é de 30 km/h. Os passeios guiados pela organização poderão sofrer alteração do percurso previamente programado e divulgado, podendo até mesmo ser cancelados conforme a organização do evento julgar necessário. Os passeios autoguiados serão realizados de forma independente por cada participante, que deverá ter condições de interpretar planilhas e orientar-se sozinho. O(a) participante está ciente de não haver carro de apoio e resgate e ser responsável por sua própria segurança e bem estar.

7. Todos os participantes deverão obrigatoriamente utilizar capacete apropriado para a prática de ciclismo durante os passeios e comprometem-se a cumprir as leis do Código Brasileiro de Trânsito durante todo o evento.

8. O(a) participante está ciente de que durante a realização dos passeios deverá acatar toda e qualquer instrução dada pelos membros da organização do evento, ou pessoa designada por esta organização para tal função, estando os mesmos autorizados a determinar a retirada do(a) participante dos passeios, assim como das demais atividades do evento.

9. O(a) participante autoriza a organização do evento, bem como os patrocinadores e apoiadores, a utilizarem imagens produzidas durante o evento (fotografias, vídeo, depoimentos, etc.) para fins de divulgação, publicidade, etc, sem nenhum custo ou ônus.

10. A inscrição só será efetivada após: o valor referente à mesma estar disponível na conta especificada pela organização do encontro; e ser efetuada a assinatura deste termo (no local do evento).

11. Caso o(a) participante já tenha efetuado o pagamento para a inscrição e por quaisquer motivos não participe do evento, não terá direito ao reembolso do valor pago, nem aos produtos ou brindes que por ventura sejam oferecidos pela organização do evento. Também não será possível a troca da inscrição para outro participante.

12. Todas as despesas de alimentação, acomodação, transporte até o local e despesas extras correm por conta do(a) participante, não estando assim inclusas no valor da inscrição. A inscrição dá direito a participação nos passeios, palestras e cursos que venham a ser realizados durante o evento. A programação do evento poderá ser alterada sem prévio aviso.

13. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado exclusivamente através do site oficial indicado pela organização. Nenhuma outra pessoa ou entidade afora os indicados pelo site do Clube de Cicloturismo do Brasil está autorizada a receber inscrições para este evento. Não serão aceitas inscrições no local do evento.

14. Em caso de cancelamento do evento, ou parte dele por motivo de força maior, não serão devolvidos os valores das inscrições.

15. Após fazer a inscrição pela internet, todos os participantes  deverão fazer a confirmação da inscrição no local sede do evento até às 8:30h do primeiro dia.

16. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de pagamento da inscrição via internet.

17. Ao assinar este termo de adesão, o participante declara para todos os efeitos que:
- leu cuidadosamente e concorda integralmente com os termos acima
- está ciente dos riscos inerentes às atividades do evento.
- está fisicamente apto(a) a participar dos passeios e atividades do evento e não possui qualquer tipo de restrição médica que impossibilite de praticá-los nem coloque em risco sua saúde.

PALESTRAS - PROGRAMAÇÃO - ACOMODAÇÕES - COMO CHEGAR - PASSEIOS - INSCRIÇÕES - TERMO DE ADESÃO