18º Encontro Nacional de Cicloturismo

O Encontro Nacional de Cicloturismo é o grande acontecimento do ano para a comunidade de cicloturistas. São palestras, pedaladas e muita confraternização. Quatro dias intensos e inesquecíveis para todos que participam.

LEIA TUDO ANTES DE INSCREVER-SE!

PALESTRAS  | PROGRAMAÇÃO  | ACOMODAÇÕES  | COMO CHEGAR  | PASSEIOS  | INSCRIÇÕES  | TERMO DE ADESÃO

PASSEIOS
Os participantes recebem o mapa e as planilhas das trilhas da região. São cerca de dez caminhos mapeados, todos com detalhadas planilhas e gráficos altimétricos. A cada dia a organização sugere um dos passeios, mas os participantes podem optar por outros, de acordo com o nível de dificuldade e distâncias desejadas. As quilometragens ficam entre 5km e 40km (quase todos com subidas fortes, mas podem ser feitos sem pressa). Os passeios são na parte da manhã. Num dos dias faremos um passeio de dia inteiro, este será com grupo unido, velocidade controlada e acompanhado pelos condutores do evento.

LOCAL
Os passeios acontecem numa região de divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais próximos à cidade de Campos do Jordão, que tem uma localização privilegiada. Está a 1600m de altitude (o mais alto município brasileiro), e preserva ainda muitas matas e araucárias. O clima frio e a arquitetura dos chalés compõem o cenário de montanhas. Apesar de estar próximo da badalada Campos do Jordão, as estradinhas de terra ao redor do Espaço Araucária são estreitas e com pouco movimento. O ambiente do encontro é simples e acolhedor, com várias casas, alojamentos e também opção de acampamento.

PALESTRAS
Os períodos da tarde e da noite são reservados para palestras e vídeos que visam trazer conhecimento e vivência para quem viaja ou quer viajar de bicicleta. A programação está extensa e imperdível, com grandes nomes do cicloturismo nacional. Confira a programação completa.

PARTICIPAÇÃO
Todos podem participar, desde o iniciante até quem já é um praticante convicto. Quem já foi no evento sabe que o clima é de confraternização e amizade, não importa se você é das antigas ou se está acabando de chegar. O que importa é que todos estão lá porque amam a bicicleta, a natureza e as viagens.

ORGANIZAÇÃO
Clube de Cicloturismo do Brasil - uma entidade sem fins lucrativos tocada por voluntários com objetivo de difundir o cicloturismo no Brasil.   

 


PALESTRAS

LIBERBIKE - DISPOSTOS A RENUNCIAR (OU NÃO) NOS MOMENTOS DE MUDANÇA

A segurança diante das adversidades da vida fazem a diferença se estivermos dispostos a renunciar e dermos importância ao autoconhecimento. Uma cicloviagem que foi a abertura para o autoconhecimento. O propulsor de uma vida com propósitos e contentamento.

Daniel Guerra - Bacharel em Relações Internacionais, Mestrando em Empreendedorismo e Internacionalização que renunciou à uma vida "normal" e foi viver o sonho de ser livre. Descobrindo a cicloviagem como meio de mobilidade barata na Europa. Veio com propósitos. Pedalar de norte a sul da América do Sul o tempo que fosse necessário para finalizar. Com isso foi além e descobriu em si a arte de velejar, e como diz Fernando Pessoa: - navegar é preciso. Pedalou até portos para assim no mundo zarpar.

 

MEDICINA DE VIAGEM E ANIMAIS PEÇONHENTOS

Exposição (por fotos) dos animais peçonhentos de nossa fauna, com orientações para reconhecimento dos mesmos e ênfase  quanto a prevenção de acidentes e o que fazer (e, principalmente, não fazer) em caso de picadas. Discussão sobre medidas preventivas de saúde e tratamento auto-administrado para viajantes de áreas com difícil acesso a serviços de saúde.

Dra. Christina Novaes - Médica infectologista com graduação na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e residência médica no Hospital da Clínicas da FM-USP. Médica do Hospital Vital Brazil (Instituto Butantan), especializado em acidentes por animais peçonhentos, com atuação em assistência, ensino e pesquisa. Atuação em Medicina do Viajante.

 

LANÇAMENTO - GUIA de CICLOTURISMO SERRA DO ESPINHAÇO: de Diamantina à Chapada Diamantina

Ligando a Estrada Real mineira à Chapada Diamantina, na Bahia, os mais de 1200km de caminhos planilhados do Guia de Cicloturismo Serra do Espinhaço seguramente trarão aos viajantes a sensação de estar em meio a uma verdadeira aventura de bicicleta: subidas íngremes, planícies arenosas e léguas tiranas testam os limites físicos; a desolação e o calor extenuante nos fazem pensar sobre a razão da escolha de viver tudo isso, mas a beleza exótica das paisagens e o carinho dos locais justificam todo o esforço.

Olinto e Rafaela - Há mais de 20 anos desenvolvem um projeto para divulgar o cicloturismo no Brasil em suas várias vertentes, o Projeto de Cicloturismo no Brasil. Além da edição de guias de cicloturismo dentro do território nacional, o casal produz documentários de qualidade sobre viagens de aventura de bicicleta em várias regiões do mundo. Mais informações em www.olinto.com.br

 

DESCOBRINDO DO QUE MEU CORPO É CAPAZ

A cicloviagem de uma mulher que não tinha nem bicicleta e resolveu pedalar sozinha pelas três Américas e Ásia. Dos perigos, das dificuldades físicas, psicológicas e principalmente financeiras de uma longa viagem. Também sobre critérios para escolha equipamentos, acampamento selvagem, trabalhos informais pelo caminho, cuidados com a bike e higiene feminina. O objetivo é dividir um pouco dessa experiência maravilhosa que foi pedalar por 16 países e descobrir a si mesma.

Pãmella Marangoni - Só tive bicicleta na infância. Aos 26, cansada de viajar de carona, comprei uma bike, e sem treinar, saí de Bonito MS, pedalei até a Amazônia, tomei um avião para o México, cruzei 14 países acampando, e trabalhando pelo caminho durante um 1,4 anos por 14.400km. Recentemente pedalei 1.300km pelo Brasil, 200km na Alemanha e 980km na Tailândia.
InstagramFacebook

 

MÍNIMO IMPACTO EM VIAGENS DE BICICLETA

Praticar o cicloturismo já é uma boa maneira de reduzir o impacto ambiental de uma viagem. Mas existem muitas maneiras de minimizá-lo ainda mais. Nesta atividade, além de apresentar um conjunto de normas de conduta para ambientes naturais, pretendemos propor uma nova discussão sobre conceitos e técnicas que o Clube de Cicloturismo vem desenvolvendo específicamente para ciclistas em viagem.

Eliana Garcia - Bióloga. Educadora Ambiental. Fabricante dos alforjes AraraUna. Fundadora do Clube de Cicloturismo. Presta consultoria para implementação de circuitos de cicloturismo. Viaja de bicicleta desde 1988, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Peru, Bolívia, Itália, Espanha, Austria, Alemanha, Sertão Nordestino, travessia do Pantanal, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães, Terra Ronca e Chapada dos Veadeiros.

Ivo Leonardo Schmitz (Ivo Léo) - Gestor de TI (de Brusque - SC), diretor do Clube de Cicloturismo e apaixonado por esportes, utiliza a bicicleta para prática esportiva e para viajar, conhecer novos lugares e culturas. Com ela já percorreu grande parte do Estado de Santa Catarina, realizou Cicloviagens pelo Rio Grande do Sul, Caminho da Fé, Jalapão e passeios pela Itália e Litoral da Bulgária.

 

PATAGÔNIA: UMA BREVE HISTÓRIA DO FIM DO MUNDO

A Patagônia foi descoberta pela sociedade europeia em 1520 por Fernão de Magalhães, durante a primeira circum-navegação do planeta. A região já era no entanto habitada por índios caçadores-coletores e nômades desde, pelo menos, o século X antes de Cristo. Sempre pouco populosa, durante a Guerra Fria, quando o mundo temia um holocausto atômico, a Patagônia era considerada um dos poucos lugares que restariam no mundo. Muitos viajantes percorreram essa enorme região no extremo sul da América do Sul. Nessa palestra, Guilherme Cavallari narra a história da Patagônia através do olhar de vários viajantes, começando pelo próprio Fernão de Magalhães e terminando com o próprio narrador, que visita a região regularmente desde 2004, quase sempre de bicicleta ou a pé. Falará também sobre os melhores trechos para quem quer conhecer a região de bicicleta.

Guilherme Cavallari - fundou e dirige a Kalapalo Editora desde o ano 2000, é autor de 18 livros e coautor de meia dúzia de filmes, ministra cursos de técnicas de aventura e vive exclusivamente de seu trabalho como aventureiro e autor, numa fazenda na Serra da Mantiqueira. www.kalapalo.com.br

 

DEBATE - A VIDA APÓS UMA GRANDE VIAGEM

Fazer uma grande viagem é um sonho quase unânime dos cicloturistas. Muitos dizem que o mais difícil é partir, mas pouco se fala sobre o que acontece depois da volta. A ideia deste debate é discutir um pouco com cicloviajantes experientes o que muda na sua vida, no seu íntimo, quais os impactos e quais as dificuldades ou benefícios enfrentados por quem retorna de uma longa jornada.

André Fatini - Professor de Física e cicloturista há mais de 10 anos. Em sua última viagem de bicicleta percorreu 25.000 km ao longo das Américas, desde o Alasca até São Paulo.

Carol Emboava - tem 37 anos, nasceu no interior de São Paulo, é educadora física e técnica em nutrição. Amante dos esportes de aventura e praticante há 20 anos. Em 2013 partiu para um ano sabático de bicicleta pela América do Sul. A viagem, que foi nomeada de Giramérica, foi tão transformadora que se estendeu por 4 anos.

Daniel Guerra - Bacharel em Relações Internacionais, Mestrando em Empreendedorismo e Internacionalização que renunciou à uma vida "normal" e foi viver o sonho de ser livre. Descobrindo a cicloviagem como meio de mobilidade barata na Europa. Veio com propósitos. Pedalar de norte a sul da América do Sul o tempo que fosse necessário para finalizar. Com isso foi além e descobriu em si a arte de velejar, e como diz Fernando Pessoa: - navegar é preciso. Pedalou até portos para assim no mundo zarpar.

 

DA CICLOVIAGEM À EXPERIÊNCIA DA AUTO-PUBLICAÇÃO - LANÇAMENTO DE LIVRO A Fantástica Epopeia Que Não Era

A partir de uma viagem de bicicleta que percorreu quatro países, do oceano Atlântico ao oceano Pacífico, abordar questões relativas ao percurso, ao registro, a organização das informações e a publicação independente de um livro sobre as experiências. 

Ernesto Stock - Estudou cinema, é fotografo, ceramista e candidato a escritor. Apaixonado por viagens e bicicletas já percorreu mais de 20 países do mundo, grande parte deles pedalando.    

 


PROGRAMAÇÃO

A programação pode ser alterada sem prévio aviso

20/JUN - QUINTA
08h00   Confirmação das inscrições (feitas somente pela internet)
08h30   Encerramento da confirmação e concentração para o passeio
09h30   Pedaladas auto guiadas
14h00   Abertura Oficial do Evento
14h15   Palestra LIBERBIKE - DISPOSTOS A RENUNCIAR (OU NÃO) NOS MOMENTOS DE MUDANÇA (com Daniel Guerra)
16h00   Palestra MEDICINA DE VIAGEM E ANIMAIS PEÇONHENTOS (com Dra. Christina Novaes - Instituto Butantan)
20h30   Palestra LANÇAMENTO - GUIA de CICLOTURISMO SERRA DO ESPINHAÇO: de Diamantina à Chapada Diamantina (com Antonio Olinto e Rafaela Asprino)

21/JUN - SEXTA
08h30   Pedaladas autoguiadas
14h00   Palestra DESCOBRINDO DO QUE MEU CORPO É CAPAZ (com Pãmella Marangoni)
16h00   Palestra MÍNIMO IMPACTO EM VIAGENS DE BICICLETA (com Eliana Garcia e Léo Schmitz)
20h30   Confraternização

22/JUN - SÁBADO
08h00   Concentração para o passeio
08h30   Pedalada coletiva - estradas de terra (±40km) - dificuldade alta, ritmo leve (não haverá almoço, somente lanche)
20h30   Palestra PATAGÔNIA: UMA BREVE HISTÓRIA DO FIM DO MUNDO (com Guilherme Cavallari)

23/JUN - DOMINGO
08h30  DEBATE - A VIDA APÓS UMA GRANDE VIAGEM (com André Fatini, Daniel Guerra, Carol Emboava)
10h30  Lançamento de livro: A Fantástica Epopeia Que Não Era - DA CICLOVIAGEM À EXPERIÊNCIA DA AUTO-PUBLICAÇÃO (com Ernesto Stock)
12h00  Encerramento  

 


ACOMODAÇÕES

O Espaço Araucária, sede do evento, é um ambiente simples e acolhedor com diversos tipos de acomodação. Fica a cerca de 16km de Campos do Jordão, a partir do bairro Capivari. É necessário fazer reserva com antecedência, pois as vagas são limitadas. Faça sua inscrição no evento e depois a reserva da hospedagem.

Atenção: levar toalha, roupa de cama e cobertor ou saco de dormir (faz frio!). Não é possível o uso de aquecedores.

Obs: caso queiram, os participantes podem optar por outros locais de hospedagem em Campos do Jordão, pois não há pousadas nem restaurantes nas proximidades do Espaço Araucária.

Obs2: é necessário fazer reserva e quitar com antecedência, inclusive para a opção Acampamento, que também tem vagas limitadas e costuma lotar (o Espaço Araucária não possui estrutura de camping, mas abre exceção para acampamento durante o evento)

Pacote para os 4 dias inclui alimentação:
    Qui:  café, almoço e jantar
    Sex: café, almoço, jantar
    Sab: café, lanche, jantar (passeio mais longo)
    Dom: café, almoço

Acomodações e preços:
    Suítes Hospedaria - R$1.586,00 por casal - (R$793,00 por pessoa)
    Quartos Coletivos Hospedaria - R$562,00
    Quartos Coletivos Casas da Colônia - R$551,00
    Alojamento - R$464,00
    Acampamento - R$422,00



Informações importantes:

  • O Espaço Araucária estará aberto para receber os participantes somente a partir das 18h do dia 19 (qua), véspera do evento.
  • O horário de jantar no dia 19, véspera do evento é das 19 às 21h. É necessário reservar com antecedência, valor não incluído no pacote.
  • Os carros ficarão estacionados na entrada do Espaço Araucária, num local determinado para tal. A distância entre os quartos (ou o acampamento) e o estacionamento é de cerca de 300m. As bicicletas terão livre acesso.
  • As casas estão situadas a uma distância de 200 a 500m do refeitório.
  • As acomodações são simples e os banheiros são compartilhados (à exceção das suítes).
  • É necessário levar roupa de cama, cobertor ou saco de dormir e toalha de banho (à exceção das suítes).
  • Os valores de hospedagem, inclusive o do acampamento, incluem alimentação (com opção vegetariana).
  • Não é permitido o uso de aquecedores elétricos pois a rede não suporta.
  • Só serão aceitas reservas de quem já tiver inscrição no evento (ver INSCRIÇÕES)
  • O Espaço Araucária não possui estrutura de camping, mas abre exceção para o evento. Sendo assim, observe que não há área de serviços e pias. A distancia das barracas para o refeitório e banheiros é de cerca de 300m. Os carros ficarão afastados da área de acampamento.
  • Em caso de alugar alguma das casas de sítios da região informe-se com os proprietários destes, sobre a estrutura oferecida, condições de acesso e distância até o Espaço Araucária.

Reservas
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(11) 98947 0200 (zap)
www.espacoaraucaria.com.br

Atenção:
É necessário fazer reserva com antecedência pois poderá haver lotação das acomodações antes de encerradas as inscrições.  

 


COMO CHEGAR

Com acesso por Campos de Jordão, o Encontro acontece numa região de divisa de estados SP/MG nos municípios Campos de Jordão, Piranguçu, Brasópolis e São Bento do Sapucaí.

Estrada Campos do Jordão - Piranguçu: do bairro Capivari (Teleférico/Cavalo) seguir sentido Água Santa - Minalba e depois Bairro do Centro.
Obs: total 16km do bairro Capivari (sendo 8km de terra)

No Waze buscar Espaço Araucaria (Piranguçu MG).

Coordenadas Geográficas:
Lat: -22,6375°
Lon: -45,5545°

 


Baixar planilha (pdf)

Baixar tracklog do percurso (gpx)

Ônibus para Campos do Jordão:
de São Paulo: Viação Pássaro Marron
www.passaromarron.com.br
Tel: (11) 3775-3850 e 0800-285-3047

do Aeroporto de Guarulhos: ônibus para São José dos Campos e outro para Campos do Jordão. Viação Pássaro Marron
www.passaromarron.com.br
Tel: (11) 3775-3850 e 0800-285-3047

do Rio de Janeiro: Viação 1001
www.autoviacao1001.com.br
Tel: (21) 4004-5001

Distâncias a Campos do Jordão:
São Paulo (SP) -   180km
Rio de Janeiro (RJ) - 330km
Belo Horizonte (MG) - 480km
Curitiba -  (PR) - 590km

 


PASSEIOS

Atenção: Será obrigatório o uso de CAPACETE nas pedaladas !

Leve sua bicicleta (revisada) e seu capacete. Os passeios de bicicleta acontecerão na maioria em vias de terra, com várias subidas e descidas íngremes, em terreno irregular e com pedras.

Para ter direito a participar dos passeios é obrigatória a confirmação da inscrição feita pela internet e a assinatura do termo de adesão no local sede do evento.

Não será permitida participação no passeio sem leitura e assinatura do termo de adesão.

Os participantes receberão as planilhas dos passeios da região e poderão escolher de acordo com o nível de dificuldade e distâncias adequados. O nível de dificuldade física e técnica é médio/alto. Os passeios serão autoguiados e sem carro de apoio.

Somente um dos passeios será feito de forma coletiva, com condutores e carro de apoio. Neste, as pedaladas acontecerão em ritmo de passeio, mas é necessário um bom condicionamento físico. As descidas serão feitas em velocidade baixa e controlada. A idade mínima para participação de crianças nos passeios é de 12 anos desde que acostumadas pedalar em terrenos difíceis (acompanhado de pais e com autorização do evento).

Sugerimos que leve os seguintes itens durante o passeio:
    - lanche
    - água, pelo menos um litro
    - protetor solar
    - capa de chuva

É imprescindível a utilização de calçado fechado, luvas de ciclismo, camiseta manga longa ou curta e que sua bicicleta esteja regulada e em boas condições.

Atenção: a Serra da Mantiqueira possui clima bastante frio podendo até chegar a temperaturas próximas de zero nesta época. Esteja equipado para o frio e para chuva.

As trilhas são em estradinhas estreitas com araucárias, matas e plantações. Alguns percursos podem passar também por trechos de estradas de asfalto.

 


INSCRIÇÕES

A inscrição custa R$185,00 e encerra-se cerca de uma semana antes do evento, ou antes, se houver lotação. A inscrição é feita somente através da internet (somente no link abaixo) e dá direito à participação em todas as atividades do evento. A inscrição tem valor único para o evento, não havendo inscrições para participação parcial nas atividades ou dias.

Atenção: Não serão aceitas inscrições no local e só poderá participar do evento quem fizer a inscrição antecipada pela internet. Lembre-se que há limite de vagas, garanta sua vaga e faça a inscrição com bastante antecedência.

A inscrição no Encontro dá direito a participação nos passeios e palestras realizados durante o evento. A inscrição não inclui despesas de alimentação, acomodação, transporte até o local e outras despesas. Verifique a disponibilidade de vagas na sede do evento e faça sua reserva.

Antes de fazer sua inscrição leia o TERMO DE ADESÃO, a ser obrigatoriamente assinado no local do evento!

As inscrições são feitas somente através do site TicketAgora.  Para se inscrever:
1) Entre na página de inscrição (Inscrição Ticketagora) - de preferência usar navegador Google Chrome
2) Siga as instruções.

Lembre-se que o Encontro tem vagas limitadas.
Inscrição por boleto 12/junho ou cartão até 15/junho ou até acabarem as vagas. 

 


TERMO DE ADESÃO

A ser obrigatoriamente assinado por todos os inscritos no Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, organizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil

1. O(a) participante isenta inteiramente os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade em caso de danos físicos ou morais ao(à) próprio(a) participante ou a terceiros durante o evento.

2. O(a) participante com problemas de saúde assume todos os riscos decorrentes, direta ou indiretamente, de tais condições, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade.

3. É terminantemente proibida a participação de pessoas sob efeito de álcool, drogas ou entorpecentes nos passeios e atividades do encontro.

4. O(a) participante se responsabiliza inteiramente em caso de acidente, roubo, ou eventuais danos que venham a ocorrer com sua bicicleta ou com qualquer outro equipamento ou pertences, isentando os organizadores, patrocinadores e apoiadores do evento de qualquer responsabilidade.

5. O (a) participante menor de 18 anos deverá estar acompanhado(a) dos pais durante o evento, apresentar autorização por escrito dos mesmos e estar portando documento de identidade. A idade mínima para participar dos passeios é de 12 anos, exceto com autorização especial emitida pela organização do evento.

6. O(a) participante está ciente de que os passeios de bicicleta acontecerão principalmente em vias de terra, e estarão sujeitos a intempéries climáticas. A velocidade máxima recomendada é de 30 km/h. Os passeios guiados pela organização poderão sofrer alteração do percurso previamente programado e divulgado, podendo até mesmo ser cancelados conforme a organização do evento julgar necessário. Os passeios autoguiados serão realizados de forma independente por cada participante, que deverá ter condições de interpretar planilhas e orientar-se sozinho. O(a) participante está ciente de não haver carro de apoio e resgate e ser responsável por sua própria segurança e bem estar.

7. Todos os participantes deverão obrigatoriamente utilizar capacete apropriado para a prática de ciclismo durante os passeios e comprometem-se a cumprir as leis do Código Brasileiro de Trânsito durante todo o evento.

8. O(a) participante está ciente de que durante a realização dos passeios deverá acatar toda e qualquer instrução dada pelos membros da organização do evento, ou pessoa designada por esta organização para tal função, estando os mesmos autorizados a determinar a retirada do(a) participante dos passeios, assim como das demais atividades do evento.

9. O(a) participante autoriza a organização do evento, bem como os patrocinadores e apoiadores, a utilizarem imagens produzidas durante o evento (fotografias, vídeo, depoimentos, etc.) para fins de divulgação, publicidade, etc, sem nenhum custo ou ônus.

10. A inscrição só será efetivada após o valor referente à mesma estar disponível na conta especificada pela organização do encontro e ser efetuada a assinatura deste termo (no local do evento).

11. Caso o(a) participante já tenha efetuado o pagamento para a inscrição e por quaisquer motivos não participe do evento, não terá direito ao reembolso do valor pago, nem aos produtos ou brindes que por ventura sejam oferecidos pela organização do evento. Também não será possível a troca da inscrição para outro participante.

12. Todas as despesas de alimentação, acomodação, transporte até o local e despesas extras correm por conta do(a) participante, não estando assim inclusas no valor da inscrição. A inscrição dá direito a participação nos passeios, palestras e cursos que venham a ser realizados durante o evento. A programação do evento poderá ser alterada sem prévio aviso.

13. O pagamento da inscrição deverá ser efetuado exclusivamente através do site oficial indicado pela organização. Nenhuma outra pessoa ou entidade afora os indicados pelo site do Clube de Cicloturismo do Brasil está autorizada a receber inscrições para este evento. Não serão aceitas inscrições no local do evento.

14. Em caso de cancelamento do evento, ou parte dele por motivo de força maior, não serão devolvidos os valores das inscrições.

15. Após fazer a inscrição pela internet, todos os participantes  deverão fazer a confirmação da inscrição no local sede do evento até às 8:30h do primeiro dia.

16. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e comprovante de pagamento da inscrição via internet.

17. Ao assinar este termo de adesão, o participante declara para todos os efeitos que:
- leu cuidadosamente e concorda integralmente com os termos acima
- está ciente dos riscos inerentes às atividades do evento.
- está fisicamente apto(a) a participar dos passeios e atividades do evento e não possui qualquer tipo de restrição médica que impossibilite de praticá-los nem coloque em risco sua saúde.

  

PALESTRAS  | PROGRAMAÇÃO  | ACOMODAÇÕES  | COMO CHEGAR  | PASSEIOS  | INSCRIÇÕES  | TERMO DE ADESÃO