Encontros com Clube de Cicloturismo SESC Sorocaba - 2013

ENCONTROS COM CLUBE DE CICLOTURISMO SESC SOROCABA

Sequência de palestras sobre cicloturismo no SESC Sorocaba:

• 03 de abril - Planejando Viagens de Bicicleta
  • 10 de abril - Rodovia Transoceânica - do Acre a Machu Pichu em bicicleta
  • 17 de abril - Roteiros Clássicos para Cicloturismo

Participe! PLANEJANDO VIAGENS DE BICICLETA - (03 de abril de 2013, 19h)

Realizar uma aventura de bicicleta é um sonho que está ao alcance de todas as pessoas. Basta saber se preparar e aprender a fazer um bom planejamento. Eliana Britto Garcia e Rodrigo Telles, fundadores do Clube de Cicloturismo do Brasil, contarão como fazem o planejamento para suas viagens, desde a adequação do equipamento, o preparo físico e mental, até a busca de informação. Tudo o que é necessário para praticar cicloturismo, seja em pequenos passeios ou grandes expedições.

Eliana Britto Garcia(Fundadora e Coordenadora de Projetos do Clube de Cicloturismo) É Bióloga - USP, Guia de Ecoturismo - Embratur e Educadora Ambiental. Praticante de cicloturismo desde 1988, já completou mais de 25 mil quilômetros em cicloviagens, destacando-se a Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e todo o litoral Sul do Brasil). Desenvolveu o Manual para Cicloturistas de Primeira Viagem para o site do Clube de Cicloturismo do Brasil. É colunista do site Webventure e colaboradora da Revista Aventura e Ação.

Rodrigo Telles (Fundador e Diretor do Clube de Cicloturismo) É Engenheiro Elétrico, Guia de Ecoturismo - Embratur. Cicloturista desde 1997. É responsável pela concepção e manutenção do site do Clube de Cicloturismo. É colunista do site Webventure e colaborador da Revista da Bicicleta. Juntos, Eliana e Rodrigo desenvolveram o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo, o Circuito Costa Verde e Mar, e o Circuito das Araucárias, no estado de Santa Catarina. São também os fabricantes dos Equipamentos para Cicloturismo AraraUna.

RODOVIA TRANSOCEÂNICA, DO ACRE A MACHU PICHU- (10 de abril de 2013, 19h)

Pedalar por uma estrada única, que passa pela Amazônia brasileira e peruana, sobe e cruza a Cordilheira dos Andes, chega a Cusco - de onde se pode ir até Machu Picchu - e depois seguir pelos belos caminhos entre Peru e Bolívia. Tudo isso fez parte de um sonho solitário, planejado durante cinco anos, que virou realidade. Uma viagem cheia de vivências e aprendizados, num verdadeiro mergulho em outras culturas e dentro de si mesmo, vivenciando extremos desde o calor intenso da Amazônia até o frio ar rarefeito dos Andes.

Fábio Eduardo da Silva (Diretor do Clube de Cicloturismo) Físico (Unesp) e Administrador, Pós Graduado em Gestão Ambiental. Iniciou-se no cicloturismo em 1994. Realizou inúmeras viagens por serras, litoral e interior do Brasil, destacando-se a Estrada Real, Chapada dos Guimarães e Pantanal. Realizou viagens internacionais pela Argentina, Uruguai e Estrada Transoceânica. Ministrou cursos e palestras de mecânica de bicicletas no Sesc junto ao Clube de Cicloturismo, apresentou palestras no Encontro Nacional de Cicloturismo, na Universidade do Sagrado Coração e FIB - Faculdades Integradas de Bauru.

ROTEIROS CLÁSSICOS PARA CICLOTURISMO- (17 de abril de 2013, 19h)

São muitos e diversificados os destinos escolhidos por cicloturistas para suas aventuras, porém alguns lugares são clássicos e imperdíveis. Desde o primeiro roteiro criado para o cicloturismo no Brasil, o Circuito do Vale Europeu, passando por outros de peregrinação como o Caminho da Luz, o da Fé ou o do Sol, até o lendário Caminho de Santiago de Compostela, há sempre um roteiro pronto que certamente irá contribuir com suas histórias para contar. Mas é importante saber quais as diferenças entre eles e como se preparar para cada um.

Walter Magalhães (Diretor do Clube de Cicloturismo) Administrador de Empresas com Pós-graduação em Engenharia de Software, fotógrafo free-lance e guia de turismo - Embratur. Pratica o cicloturismo desde 1991 pelo Brasil, França, Argentina, Chile e Espanha. Desenvolve projetos de incentivo ao cicloturismo com vivências em exposições, palestras motivacionais e Workshop em escolas, empresas, universidades e instituições, tais como: SESC Taubaté, SESC S. J. Campos, SESC Interlagos, Sesc São Caetano, Sesc Ipiranga, SESC São José do Rio Preto, UNIP – Universidade Paulista e UNIVAP – Universidade do Vale do Paraíba.

Local: SESC Sorocaba - 15 3332-9933 Rua Barão de Piratininga, 555 Jardim Faculdade Sorocaba - SP
Data: 3,10,17 de abril de 2013
Horário: 19h
Informações:SESC Sorocaba - 15 3332-9933 Rua Barão de Piratininga, 555 Jardim Faculdade Sorocaba - SP