Velotour Vale Europeu - 2016

(pag. 1/8) - Encontro Catarinense e Expo Bike Vale Europeu - 12 e 13 /novembro | Velotour Vale Europeu - 14 a 20 /novembro 2016

ATENÇÃO:

Por se tratar de uma viagem autônoma e autoguiada (não há agência), exige um pouco mais de dedicação do participante: não tenha preguiça de ler tudo!!! É importante saber todas as informações sobre o Velotour contidas nesta e nas próximas páginas.

O que é Velotour

É uma viagem de bicicleta em grupo. No Velotour cada participante é autônomo, isto é, carrega seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante a viagem. Deve levar ferramentas, seu alimento e água, pertences em geral, pois não há carro de apoio. A ideia é realmente fazer uma viagem autônoma. O Velotour não tem caráter competitivo. Visa estimular o companheirismo e a interação com pessoas e outras culturas. O Velotour é um evento gratuito. Os participantes só arcam com suas despesas pessoais. Ele acontecerá em novembro no Circuito Vale Europeu. Velotour é uma modalidade de cicloturismo criada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e vem sendo realizada desde 2008.

Circuito Vale Europeu em Santa Catarina

O primeiro e mais tradicional circuito brasileiro criado para cicloturismo. São 7 dias de pedaladas para percorrê-lo. É todo sinalizado com navegação autoguiada por setas, placas e planilhas de orientação. Tem natureza exuberante, parte histórica e cultural muito autênticas e segurança para pedalar. Destino desejado por quase todos os cicloturistas, o percurso possui muitas subidas, e é praticamente todo por estradas de terra bem conservadas. Tem uma boa dose de desafio e aventura para quem está em busca de atividades junto à natureza, não é indicado para iniciantes, mas pode ser encarado por aqueles que já pedalam longas distâncias e que tenham bom preparo físico e muita disposição. Este circuito foi traçado em 2006 pelo Clube de Cicloturismo do Brasil dentro de uma parceria com a associação turística local (Associação Vale das Águas) e o consórcio de municípios (CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí).

O Velotour mudou!

Quem já foi a um Velotour antes perceberá que há algumas mudanças. Este ano não foi no carnaval como de costume. Ele acontecerá na semana do feriado de 15 de novembro, juntamente com a comemoração dos 10 anos do Circuito Vale Europeu e da Expo Bike Vale Europeu.
Outras mudanças são que não faremos controle por PCs ao longo do caminho, nem teremos um carro acompanhando no percurso. A ideia é tornar o grupo que vai percorrer o circuito mais participativo. Queremos algo mais do que pedalar. Queremos deixar alguma coisa para o circuito, para a região, para a natureza, para as outras pessoas. Trata-se de trabalho voluntário, algo que o Clube de Cicloturismo vem incentivando há 15 anos. Vamos propor diversas maneiras de cada participante atuar. Através de pequenos grupos formados diariamente realizaremos algumas tarefas de maneira coletiva e agradável. Será uma nova e enriquecedora vivência!

Grupo de discussão

Para preparar os participantes e gerar entrosamento, antes do evento será criada uma lista de discussão por email para debatermos sobre as atividades voluntarias que acontecerão na viagem. Ao realizar a inscrição o participante irá integrar este grupo.

Características dos Integrantes

O perfil do grupo será de colaboração e solidariedade:

1. Os participantes são solícitos, ajudando:
    - verificar se todos estão bem,
    - resolver problemas mecânicos (quem tiver conhecimento),
    - estar atento às necessidades dos outros;
  2. Os participantes estão dispostos a evitar conflitos e adotar conduta conciliadora;
  3. Os participantes estão dispostos a encarar dificuldades, intempéries e imprevistos com bom humor;
  4. Os participantes estão dispostos a enquadrar seu ritmo de pedalada ao do grupo, sempre respeitando o ritmo do mais lento;
  5. Os participantes têm saúde, preparo físico e psicológico para enfrentar pedaladas longas de 50 ou 60 km com subidas e carregando a própria bagagem;
  6. Além do interesse na pedalada possuem também interesse em atrativos naturais, culturais, históricos e trabalho voluntário;
  7. Concordam com a importância de seguir horários combinados.
  8. Assumem o risco de estarem pedalando sem um carro de apoio e por lugares isolados

Trabalhos Voluntários

O grande diferencial deste Velotour será a realização de trabalhos voluntários durante a viagem. Vamos tentar deixar algo de bom e que pode ser duradouro. Todos os dias iremos realizar uma pequena reunião na hora do jantar para decidir os grupos e as tarefas do dia seguinte. A ideia é que os trabalhos sejam realizados de maneira leve e divertida, mas que tenham algum resultado prático. Alguns trabalhos que serão ou poderão ser realizados:

• Sinalização - Conferência e reforço das setas pintadas e sugestões de melhorias
  • Conferencia de planilha - verificação da quilometragem e correção das planilhas
  • Plantio de árvores - investimento em arborização para os habitantes locais e viajantes que passarão no futuro
  • Conversa nos locais e Palestra - explicações sobre viagens de bicicleta e sobre o circuito para pessoas da região e crianças interessadas
  • PC Final - controle de chegada dos participantes ao final do dia
  • Acessibilidade - teremos a companhia de deficientes físicos que pedalam e contarão com nosso auxílio
  • Comunicação - entrevista em TVs, Rádios e Jornais sobre o evento, o circuito, o uso da bicicleta, o trânsito e cicloturismo.

Continue lendo

Para participar do evento é necessário ler todas as páginas

Próx: 2. PROGRAMAÇÃO >>

1. O QUE É > 2. PROGRAMAÇÃO3. PERGUNTAS4. INSTRUÇÕES5. TERMO6. ACOMODAÇÕES7. INSCRIÇÕES > 8. PLANEJAMENTO