Velotour Vale Europeu - 2016

(pag. 1/8) - Encontro Catarinense e Expo Bike Vale Europeu - 12 e 13 /novembro | Velotour Vale Europeu - 14 a 20 /novembro 2016

ATENÇÃO:

Por se tratar de uma viagem autônoma e autoguiada (não há agência), exige um pouco mais de dedicação do participante: não tenha preguiça de ler tudo!!! É importante saber todas as informações sobre o Velotour contidas nesta e nas próximas páginas.

O que é Velotour

É uma viagem de bicicleta em grupo. No Velotour cada participante é autônomo, isto é, carrega seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante a viagem. Deve levar ferramentas, seu alimento e água, pertences em geral, pois não há carro de apoio. A ideia é realmente fazer uma viagem autônoma. O Velotour não tem caráter competitivo. Visa estimular o companheirismo e a interação com pessoas e outras culturas. O Velotour é um evento gratuito. Os participantes só arcam com suas despesas pessoais. Ele acontecerá em novembro no Circuito Vale Europeu. Velotour é uma modalidade de cicloturismo criada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e vem sendo realizada desde 2008.

Circuito Vale Europeu em Santa Catarina

O primeiro e mais tradicional circuito brasileiro criado para cicloturismo. São 7 dias de pedaladas para percorrê-lo. É todo sinalizado com navegação autoguiada por setas, placas e planilhas de orientação. Tem natureza exuberante, parte histórica e cultural muito autênticas e segurança para pedalar. Destino desejado por quase todos os cicloturistas, o percurso possui muitas subidas, e é praticamente todo por estradas de terra bem conservadas. Tem uma boa dose de desafio e aventura para quem está em busca de atividades junto à natureza, não é indicado para iniciantes, mas pode ser encarado por aqueles que já pedalam longas distâncias e que tenham bom preparo físico e muita disposição. Este circuito foi traçado em 2006 pelo Clube de Cicloturismo do Brasil dentro de uma parceria com a associação turística local (Associação Vale das Águas) e o consórcio de municípios (CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí).

O Velotour mudou!

Quem já foi a um Velotour antes perceberá que há algumas mudanças. Este ano não foi no carnaval como de costume. Ele acontecerá na semana do feriado de 15 de novembro, juntamente com a comemoração dos 10 anos do Circuito Vale Europeu e da Expo Bike Vale Europeu.
Outras mudanças são que não faremos controle por PCs ao longo do caminho, nem teremos um carro acompanhando no percurso. A ideia é tornar o grupo que vai percorrer o circuito mais participativo. Queremos algo mais do que pedalar. Queremos deixar alguma coisa para o circuito, para a região, para a natureza, para as outras pessoas. Trata-se de trabalho voluntário, algo que o Clube de Cicloturismo vem incentivando há 15 anos. Vamos propor diversas maneiras de cada participante atuar. Através de pequenos grupos formados diariamente realizaremos algumas tarefas de maneira coletiva e agradável. Será uma nova e enriquecedora vivência!

Grupo de discussão

Para preparar os participantes e gerar entrosamento, antes do evento será criada uma lista de discussão por email para debatermos sobre as atividades voluntarias que acontecerão na viagem. Ao realizar a inscrição o participante irá integrar este grupo.

Características dos Integrantes

O perfil do grupo será de colaboração e solidariedade:

  1. Os participantes são solícitos, ajudando:
    - verificar se todos estão bem,
    - resolver problemas mecânicos (quem tiver conhecimento),
    - estar atento às necessidades dos outros;
  2. Os participantes estão dispostos a evitar conflitos e adotar conduta conciliadora;
  3. Os participantes estão dispostos a encarar dificuldades, intempéries e imprevistos com bom humor;
  4. Os participantes estão dispostos a enquadrar seu ritmo de pedalada ao do grupo, sempre respeitando o ritmo do mais lento;
  5. Os participantes têm saúde, preparo físico e psicológico para enfrentar pedaladas longas de 50 ou 60 km com subidas e carregando a própria bagagem;
  6. Além do interesse na pedalada possuem também interesse em atrativos naturais, culturais, históricos e trabalho voluntário;
  7. Concordam com a importância de seguir horários combinados.
  8. Assumem o risco de estarem pedalando sem um carro de apoio e por lugares isolados

Trabalhos Voluntários

O grande diferencial deste Velotour será a realização de trabalhos voluntários durante a viagem. Vamos tentar deixar algo de bom e que pode ser duradouro. Todos os dias iremos realizar uma pequena reunião na hora do jantar para decidir os grupos e as tarefas do dia seguinte. A ideia é que os trabalhos sejam realizados de maneira leve e divertida, mas que tenham algum resultado prático. Alguns trabalhos que serão ou poderão ser realizados:

  • Sinalização - Conferência e reforço das setas pintadas e sugestões de melhorias
  • Conferencia de planilha - verificação da quilometragem e correção das planilhas
  • Plantio de árvores - investimento em arborização para os habitantes locais e viajantes que passarão no futuro
  • Conversa nos locais e Palestra - explicações sobre viagens de bicicleta e sobre o circuito para pessoas da região e crianças interessadas
  • PC Final - controle de chegada dos participantes ao final do dia
  • Acessibilidade - teremos a companhia de deficientes físicos que pedalam e contarão com nosso auxílio
  • Comunicação - entrevista em TVs, Rádios e Jornais sobre o evento, o circuito, o uso da bicicleta, o trânsito e cicloturismo.

Continue lendo

Para participar do evento é necessário ler todas as páginas

Próx: 2. PROGRAMAÇÃO >>

1. O QUE É > 2. PROGRAMAÇÃO3. PERGUNTAS4. INSTRUÇÕES5. TERMO6. ACOMODAÇÕES7. INSCRIÇÕES > 8. PLANEJAMENTO


Organização

Clube de Cicloturismo do Brasil

Patrocínio

Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)

Apoio

Associação Vale das Águas
Circuito Vale Europeu
Expo Bike Vale Europeu
Restaurante e Choperia Thapyoka
Vinícola San Michele
Timbó Park Hotel (Timbó)
Pousada Oma Helga (Pomerode)
Hotel Fink (Indaial)
Pousada Campo do Zinco (Zinco)
Bella Pousada (Doutor Pedrinho)
Paraíso da Ilhas (Alto Cedros)
Chalé Flor da Terra (Palmeiras)