1º Encontro Catarinense de Cicloturismo e 10 anos do Vale Europeu

Dias 12 e 13 de Novembro de 2016 - Timbó/SC

Em comemoração aos 10 anos do Circuito Vale Europeu o Clube de Cicloturismo organizou o 1º Encontro Catarinense de Cicloturismo, em parceria com a  prefeitura de Timbó, CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí) e Associação Vale das Águas.

Saiba como foi a criação do Circuito Vale Europeu e seus 10 anos.
Imagens e edição Antonio Olinto:

Com a experiência de 15 anos de Encontros Nacionais, agora o objetivo foi fazer regionalmente o que já vem sendo feito a nível nacional, criar um ambiente propício para compartilhar vivências e dividir informações do universo das viagens de bicicleta.

Santa Catarina foi o estado pioneiro na organização de circuitos de cicloturismo e agora mantém a tradição, ao lançar este evento, que reuniu grandes nomes do cicloturismo nacional.

Foi um final de semana com palestras inspiradoras de viagens e outras de assuntos técnicos, essenciais para os cicloturistas.

O 1º Encontro Catarinense de Cicloturismo aconteceu junto com uma grande feira do segmento de bicicletas a Expo Bike Vale Europeu e na sequencia do Encontro aconteceu o Velotour Vale Europeu 2016!

Queremos fazer um agradecimento especial aos colaboradores e palestrantes Rafaela Asprino, Antônio Olinto, Ana Vivian e André Costa.

 

 


“O Cicloturismo em Santa Catarina”

Sábado, dia 12 de novembro de 2016
15h30 – 17h30

Santa Catarina é o estado pioneiro em cicloturismo no Brasil. Local de nascimento e criação do primeiro circuito de cicloturismo do país. Atualmente com diversos circuitos oficiais e com todos os atrativos e belezas que oferece tem um imenso potencial a ser explorado por ciclistas de todo país e do exterior também. Como se aventurar pelas belezas naturais, a cultura, a história da imigração europeia, a gastronomia e as diversas riquezas e particularidades da região serão o assunto desta apresentação.

Responsáveis: Equipe do Clube de Cicloturismo do Brasil - (da esquerda para direita) Eliana Britto Garcia, Fábio FES, Ivo Léo, Rodrigo Telles e Walter Magalhães

 


“Guia de Cicloturismo Circuitos do Sul” e mostra do documentário “Entre Salares e Desertos, Montanhas e Vulcões”

Sábado, dia 12 de novembro de 2016
18h00 – 20h00

Cada cicloturista possui um sonho de viagem de bicicleta, por isso o projeto de Cicloturismo no Brasil produz guias voltados para vários tipos de viagem: peregrinação, caminhos históricos, belezas naturais, etc…

Neste ano de 2016, o Projeto concentrou esforços em um guia que pretende oferecer opções de viagens de bicicleta desde a cidade da Lapa no Paraná até o Rio Grande do Sul.

Num grande roteiro, o cicloturista poderá percorrer circuitos totalmente organizados e sinalizados como os famosos circuitos europeus sem deixar de lado oportunidades de perfazer circuitos de bicicleta de alto grau de desafio e aventura nas serras Catarinense e Gaúcha.

“Acreditamos que a aventura tem a capacidade de evoluir o ser humano pois, para nós, seu significado está ligado ao novo, a algo que ainda não realizamos, ao ‘próximo passo’.” Ao final da apresentação do Guia, o sabor de aventura continua com uma mostra do documentário da última aventura de bicicleta realizada pelo casal entre o altiplano andino e o Atacama.

 

Antonio Olinto e Rafaela Asprino viajam pelo mundo em bicicleta. Eles integram o Projeto de Cicloturismo no Brasil, que a mais de 10 anos tem como objetivo divulgar o cicloturismo em todas as suas vertentes através da produção de guias de cicloturismo dos mais variados estilos de viagem, produção de livros texto sobre aventuras de bicicleta, produção e edição de imagens sobre as viagens de aventura e dos roteiros dos guias, participação em palestras e eventos relacionados com esta área.
Para viabilizar as pesquisas de campo para a elaboração dos guias, o casal vive em um motor home. Em suas férias, guardam o motor home e partem somente em bicicleta para explorar alguma região exótica do planeta. Mais informações em www.olinto.com.br 


"Dois anos de bicicleta pela América do Sul"

Domingo, 13 de novembro de 2016
13h30 – 15h30

André Costa e Ana Carolina Vivian. Um casal que saiu em viagem de bicicleta por tempo indeterminado e com pouco dinheiro. Ao longo de dois anos e dois meses, percorreram cinco países da América do Sul em 23.900km movidos a combustível vegetariano (zero carne, leite, ovo ou miojo) e muita solidariedade das pessoas pelo caminho. Sem nenhuma pressa, sem trajeto, sem patrocínios, trabalhando ao longo do caminho. Com muita determinação e amor foi possível viver este sonho e aprender muito com tantas experiências. Conheçam mais: www.pedarilhos.com.br

Ana Carolina Vivian, 29 anos, natural de Tangará, SC, graduada em Estilismo. Sempre mudando de cidade na infância, aprendeu o que é necessário para se equilibrar na bicicleta e ganhar liberdade. Trabalha com blog e loja Virtual Pedarilhos, freelance em design de vestuário e no sítio com permacultura. 

 

 

André Costa, 30 anos, natural de Ourinhos SP, graduado em Ciências da Computação. Desde que ganhou seu primeiro veículo movido a pedal, nunca mais parou de pedalar por aí. Seu hobbie é fazer gambiarras, ou melhor, soluções não-técnicas, principalmente em sua bicicleta. Trabalha com blog e loja Virtual Pedarilhos, fotografia freelance e no sítio onde vive construindo a própria casa e plantando sua comida.

  


"Equipamentos para Viagens de Bicicleta"

Domingo, 13 de novembro de 2016
16h00 – 18h00

Buscar estar bem preparado para as viagens de bicicleta é algo muito importante. Equipamentos adequados nos permitem aproveitar a viagem melhor e com mais segurança. Em geral, falar de equipamentos é um assunto que nos traz diversas duvidas e questionamentos. O que, como e quando usar? Quais são os mais indicados para as diversas situações? Serão abordados, de maneira demonstrativa, os equipamentos utilizados desde pequenas viagens até longas jornadas autossuficientes.

Responsáveis: Equipe do Clube de Cicloturismo do Brasil - (da esquerda para direita) Eliana Britto Garcia, Fábio FES, Ivo Léo, Rodrigo Telles e Walter Magalhães

 

 Organização

Clube de Cicloturismo do Brasil

 

Patrocínio

Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)

 

Apoio

Associação Vale das Águas

Circuito Vale Europeu

Expo Bike Vale Europeu

Prefeitura de Timbó/SC