Velotour Vale Europeu - 2017 (10ª Edição)

| Velotour Vale Europeu - 12 a 18 de Novembro de 2017 - 10ª Edição |

1. O QUE É > 2. PROGRAMAÇÃO3. PERGUNTAS4. INSTRUÇÕES > 5. TERMO6. ACOMODAÇÕES7. INSCRIÇÕES > 8. PLANEJAMENTO

1. O QUE É >>

ATENÇÃO:

Por se tratar de uma viagem autônoma e autoguiada (não há agência), exige um pouco mais de dedicação do participante: não tenha preguiça de ler tudo!!! É importante saber todas as informações sobre o Velotour contidas nesta página.

O que é Velotour

É uma viagem de bicicleta em grupo. No Velotour cada participante é autônomo, isto é, carrega seus próprios pertences e tudo o que for precisar durante a viagem. Deve levar ferramentas, seu alimento e água, pertences em geral, pois não há carro de apoio. A ideia é realmente fazer uma viagem autônoma. O Velotour não tem caráter competitivo. Visa estimular o companheirismo e a interação com pessoas e outras culturas. O Velotour é um evento gratuito. Os participantes só arcam com suas despesas pessoais. Ele acontecerá em novembro no Circuito Vale Europeu. Velotour é uma modalidade de cicloturismo criada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e vem sendo realizada desde 2008.

Circuito Vale Europeu em Santa Catarina

O primeiro e mais tradicional circuito brasileiro criado para cicloturismo. São 7 dias de pedaladas para percorrê-lo. É todo sinalizado com navegação autoguiada por setas, placas e planilhas de orientação. Tem natureza exuberante, parte histórica e cultural muito autênticas e segurança para pedalar. Destino desejado por quase todos os cicloturistas, o percurso possui muitas subidas, o grau de dificuldade física é de médio a alto, e é praticamente todo por estradas de terra bem conservadas. Tem uma boa dose de desafio e aventura para quem está em busca de atividades junto à natureza, não é indicado para iniciantes, mas pode ser encarado por aqueles que já pedalam longas distâncias e que tenham bom preparo físico e muita disposição. Este circuito foi traçado em 2006 pelo Clube de Cicloturismo do Brasil dentro de uma parceria com a associação turística local (Associação Vale das Águas) e o consórcio de municípios (CIMVI - Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí).

O Velotour mudou!

Quem já foi a um Velotour antes perceberá que há algumas mudanças que se iniciaram no ano passado. Mudamos o período do carnaval para a semana do feriado de 15 de novembro.
Outras mudanças são que não faremos controle por PCs ao longo do caminho, nem teremos um carro acompanhando no percurso. A ideia é tornar o grupo que vai percorrer o circuito mais participativo. Queremos algo mais do que pedalar. Queremos deixar alguma coisa para o circuito, para a região, para a natureza, para as outras pessoas. Trata-se de trabalho voluntário, algo que o Clube de Cicloturismo vem incentivando há 16 anos. Vamos propor maneiras de cada participante atuar. Através de pequenos grupos formados diariamente realizaremos algumas tarefas de maneira coletiva e agradável. Será uma nova e enriquecedora vivência! Na edição anterior já pudemos comprovar o alcance e profundidade das transformações em todos. 

Grupo de discussão

Para preparar os participantes e gerar entrosamento, antes do evento será criada uma lista de discussão por email para debatermos sobre as atividades voluntarias que acontecerão na viagem. Ao realizar a inscrição o participante irá integrar este grupo.

Características dos Integrantes

O perfil do grupo será de colaboração e solidariedade:

  1. Os participantes são solícitos, ajudando:
    - verificar se todos estão bem,
    - resolver problemas mecânicos (quem tiver conhecimento),
    - estar atento às necessidades dos outros;
  2. Os participantes estão dispostos a evitar conflitos e adotar conduta conciliadora;
  3. Os participantes estão dispostos a encarar dificuldades, intempéries e imprevistos com bom humor;
  4. Os participantes estão dispostos a enquadrar seu ritmo de pedalada ao do grupo, sempre respeitando o ritmo do mais lento;
  5. Os participantes têm saúde, preparo físico e psicológico para enfrentar pedaladas longas de 50 ou 60 km com subidas e carregando a própria bagagem;
  6. Além do interesse na pedalada possuem também interesse em atrativos naturais, culturais, históricos e trabalho voluntário;
  7. Concordam com a importância de seguir horários combinados.
  8. Assumem o risco de estarem pedalando sem um carro de apoio e por lugares isolados

Trabalhos Voluntários

O grande diferencial do novo formato do Velotour é a realização de trabalhos voluntários durante a viagem. Vamos tentar deixar algo de bom e que pode ser duradouro. Todos os dias iremos realizar uma pequena reunião na saída do pedal para decidir os grupos e as tarefas do dia. A ideia é que os trabalhos sejam realizados de maneira leve e divertida, mas que tenham algum resultado prático. Alguns trabalhos que serão ou poderão ser realizados:

  • Plantio de árvores - investimento em arborização para os habitantes locais e viajantes que passarão no futuro
  • Coleta de Lixo
  • Conversa nos locais e Palestra - explicações sobre viagens de bicicleta e sobre o circuito para pessoas da região e crianças interessadas
  • Comunicação - entrevista em TVs, Rádios e Jornais sobre o evento, o circuito, o uso da bicicleta, o trânsito e cicloturismo.

2. PROGRAMAÇÃO >>

A viagem do Velotour inicia-se no domingo (12/nov/2017) de manhã. 

Programação Velotour

11/11/2017 (SAB) - Confraternização em Timbó
12/11/2017 (DOM) - Timbó – Pomerode
13/11/2017 (SEG) - Pomerode – Indaial
14/11/2017 (TER) - Indaial – Campo do Zinco (Rodeio/Benedito Novo) [Atenção! Neste dia juntamos o roteiro do dia 3 com parte do dia 4 + Zinco]
15/11/2017 (QUA) - Campo do Zinco (Rodeio/Benedito Novo) – Doutor Pedrinho
16/11/2017 (QUI) - Doutor Pedrinho – Alto Cedros
17/11/2017 (SEX) - Alto Cedros – Palmeiras
18/11/2017 (SAB) - Palmeiras – Timbó

Veja como foi o VELOTOUR NO VALE EUROPEU:

FOTOS: 2008  2009  2010  2011  2012  2013  2014  2015  2016

VÍDEOS:


3. PERGUNTAS >>

Perguntas Frequentes

É um pacote de agência?
Não, nós somos um clube de praticantes. A ideia é cada um se virar, aprender uns com os outros e formarmos um grupo unido que supera junto os obstáculos. A inscrição no evento é gratuita, cada participante arca com suas despesas.

Existe uma classificação de chegada no Velotour?
Não. Também não há cronometragem da  chegada dos participantes. Não é uma corrida nem um evento competitivo. Na verdade o Velotour é uma grande celebração da bicicleta, tanto como meio de transporte, forma saudável de lazer e como ferramenta de interação com o ambiente e com outras pessoas. O tempo do percurso só é limitado pelos horários de início e fim, que em geral vão do amanhecer ao por do sol, assim o participante gerencia o seu próprio ritmo.

Haverá carro de apoio ou transporte de bagagem?
Não. O objetivo do Velotour é justamente criar uma situação de viagem real. Por isso não há carro de apoio e os participantes carregam sua bagagem. Também não serão permitidos carros de apoio ou de transporte particulares e nem contratação de agência.

Quem serão os guias da viagem?
Não há guias no Velotour, é uma viagem autoguiada, portanto cada participante é responsável por seguir sua planilha e sinalização do percurso.

O grupo se deslocará junto?
Não. Como o circuito é auto guiado, todos podem ficar independentes. Provavelmente haverá a formação de pequenos grupos em virtude do ritmo de cada um ou das ações a serem realizadas nos dias de pedalada.

Iniciantes podem participar?
Apesar de não ser necessária experiência em cicloturismo, o Velotour pressupõe bom preparo físico e experiência com bicicleta em estradas (terra e asfalto), pois serão muitas horas pedalando e não haverá estrutura de apoio nem guias. O grau de dificuldade física é de médio a alto e o percurso possui muitas subidas.

Menores de idade podem participar?
Somente acompanhados de pais que irão pedalar, e mediante uma autorização por escrito, assumindo todas as responsabilidades e isentando a organização das mesmas. É um roteiro muito pesado que exige muito condicionamento. Não é aconselhado para menores de 16 anos.

O que devo levar para o Velotour?
O uso do capacete ciclístico é obrigatório. Sua bicicleta deve estar em perfeitas condições, revisada e testada para não apresentar problemas durante o Velotour, pois mecânicos ou lojas de peças vão estar bem longe na hora do problema. É importante levar: luvas ciclísticas, óculos de sol ou de proteção, protetor solar, capa de chuva, agasalho, ferramentas básicas de reparo, câmara de ar extra, água para o dia inteiro (pelo menos 1,5 litros), alimento para consumir ao longo do dia, muda de roupa seca (embalada em plástico), refletivos e farol com pilhas extras (mesmo sendo uma atividade diurna é sempre bom estar prevenido). Se sua bicicleta tem peças ou ferramentas fora do padrão (ex: válvula presta, roda 700, etc.) leve peças de reposição. Em especial para quem usa freio a disco, aconselhamos levar um ou de preferência dois pares de pastilhas.

Que tipo de bicicleta devo usar?
Recomenda-se o uso de bicicleta tipo mountain bike com relação de marchas leve para encarar as subidas, e com pneus largos e com cravos para as estradas de terra. Para quem utiliza bicicleta reclinada, valem as mesmas recomendações sobre as marchas e os pneus. Não serão aceitos participantes com bicicletas motorizadas.

O Velotour é um tipo de Audax?
Não. A estrutura e os objetivos são bem diferentes. O Velotour não visa a superação de limites, nem desafio de quilometragens muito altas. A ideia é aproveitar ao máximo o percurso com paradas para conhecer os lugares, as pessoas, tomar banho de cachoeira, realizar trabalhos voluntários, etc.

Como eu me inscrevo para o Velotour?
Primeiro leia todo conteúdo desta página. A pré inscrição é feita através desse site (mais a frente) após fazer todas as reservas nas pousadas. A inscrição efetiva será feita em Timbó, nos dois dias que antecedem ao Velotour. Caso vá chegar somente no dia de início do evento comunique-se conosco com antecedência. Como não há limite de vagas para a participação, o único fator limitante são as hospedagens locais que devem ser reservadas com antecedência por cada participante (veja as opções mais adiante).

Todos recebem o Certificado de Conclusão?
Todos os participantes que fizerem a totalidade do percurso pedalando (ou empurrando) e tiverem suas credenciais carimbadas nas pousadas e outros pontos do circuito recebem um certificado de conclusão. As credenciais e o guia impresso são vendidos pelo CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí) e  Associação Vale das Águas (R$ 15,00), uma quantia simbólica que ajuda na manutenção deste circuito.

Como eu entro em contato?
Leia todas as informações contidas nesta página e depois, se ainda restar alguma dúvida, entre em contato conosco: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


4. INSTRUÇÕES >>

Instruções (por favor, leia tudo)

  1. CONFRATERNIZAÇÃO - No sábado (11/nov/2017), em Timbó/SC, a partir do inicio da noite para confirmar as inscrições e também confraternizar com todos.
  2. INSCRIÇÕES - Faça sua pré-inscrição aqui no site após fazer as reservas nas hospedagens. A inscrição é gratuita e deve ser confirmada no local do evento. A confirmação deve ser feita no sábado (11/nov/2017) no inicio da noite no local de confraternização. No ato da confirmação os participantes deverão apresentar documento de identidade. O Guia de Planilhas de Orientação + Credencial do Circuito tem um custo de R$ 15,00 e serão adquiridos diretamente com o pessoal do Circuito.
  3. INÍCIO - Horário limite para confirmação das inscrições do Velotour é das 8h00 às 9h59 do dia 12/nov/2017 (domingo) em Timbó. O pedal se iniciará no máximo às 10h00. O local de início, onde serão feitas as inscrições será em frente ao Restaurante Thapyoka - Av Getúlio Vargas, 201, Centro (região do marco zero do circuito).
  4. PERCURSO - Ressaltamos que não é um circuito indicado para iniciantes, pressupõe familiaridade com a bicicleta em terrenos não pavimentados e bom condicionamento físico para subidas de serras. Este Velotour terá ao todo 7 dias e percorrerá as duas partes do circuito (Baixa e Alta). Atenção! No Velotour juntamos o roteiro do dia 3 com parte do dia 4 para o pernoite na região do Zinco. Tenha muita atenção nisso para se preparar e reservar a hospedagem na região correta.
  5. MATERIAL DE APOIO - É fundamental o estudo das planilhas, conhecer os graus de dificuldade física e técnica de cada dia do percurso e os planos altimétricos. Desta forma todos podem planejar melhor e adquirir preparo físico e técnico para realizar o Velotour. Ver: cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/percursos/
  6. EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA - Para participar será obrigatório o uso constante de capacete de ciclismo. Os participantes assinarão um termo de conhecimento de risco. Sugerimos fortemente que os outros equipamentos de segurança também sejam utilizados: luvas, óculos de proteção, espelho retrovisor, calçado fechado, refletivos, roupas claras.
  7. BICICLETA - Não serão aceitas no evento bicicletas motorizadas. Recomendamos o uso de bicicletas tipo mountain bike, com relação de marchas leves e pneus de cravos. A bicicleta deve estar revisada e em perfeito funcionamento para não dar problemas na viagem.
  8. ATRASOS - Os participantes que tiverem a pré-inscrição feita pelo site mas não confirmarem fisicamente dentro do horário, poderão percorrer sozinhos o primeiro trecho e procurar a organização assim que possível ou no final do primeiro dia.
  9. POSTOS DE ENCONTRO (PE) - Neste Velotour haverá um PE inicial que será um encontro/reunião no inicio de cada dia. Todos deverão registrar sua passagem dentro do horário de funcionamento do mesmo. Os horários de funcionamento e a localização dos PEs serão fornecidos aos participantes no ato da inscrição ou nas reuniões de cada dia. Caso o participante chegue antes ou depois do horário de funcionamento do PE, fica com a responsabilidade de procurar a organização para registrar sua passagem. Atenção: o início e término de funcionamento dos PEs podem ter horários variados a cada dia. No caso de desistência ou abandono do evento é fundamental que o participante avise os membros da organização.
  10. CARRO DE RESGATE - Atenção: não haverá carro de apoio ou carro de resgate nesta edição do Velotour. Será realmente uma viagem autônoma. Todos os participantes devem estar cientes que qualquer emergência terá que ser resolvida com os recursos locais. Não serão permitidos carros de apoio ou de transporte particulares e nem contratação de agência, independentemente de ser para apoio, acompanhamento ou transporte de bagagem. 
  11. ESTRUTURA - Alto Cedros e Palmeiras não são cidades. Em toda a parte alta não há estrutura de farmácias, bancos ou supermercados. A maioria dos locais não aceita pagamentos com cartão, então tenham dinheiro em espécie. O sinal de celular e internet (se houver) também são muito escassos. Se precisar de alguma peça para bicicleta só poderá encontrar na parte baixa do Circuito. Na maioria dos percursos também não há opção de almoço, os participantes devem levar lanche para o dia de pedalada.
  12. DESISTÊNCIA OU DESLIGAMENTO - O participante que desejar interromper sua participação no Velotour, por qualquer motivo, deve avisar a equipe de organização.
  13. RESPONSABILIDADE - Cada participante é autônomo e responsável por sua própria viagem, este não é um pacote de viagem e não há agência de turismo envolvida. Os ciclistas que participam do Velotour pedalam por sua conta e risco, devendo respeitar as leis de trânsito e conduzir a bicicleta com segurança, assumindo todos os riscos de se pedalar em ruas e estradas, e realizar esta aventura. A organização ou as prefeituras não se responsabilizam por acidentes ou outros problemas que por ventura venham a acontecer, nem providenciar socorro médico. Por isso é importante que o participante tenha uma apólice de seguro saúde.
  14. MENORES - Somente serão aceitos menores de idade caso estes estejam acompanhados dos pais que irão pedalar no Velotour, com autorização por escrito. Não é recomendado para menores de 16 anos.
  15. CUIDADOS:
    • O percurso é em locais isolados e passa por regiões com escassos recursos médicos. Por isso seja razoável, desça devagar, nunca abuse da velocidade. Não estamos num treino ou numa competição, aproveite seu passeio sem riscos nem pressa. Qualquer acidente é um transtorno para você e para o restante do grupo.
    • Permaneça sempre no lado direito da estrada, mesmo em vias de terra e com pouco trânsito.
    • Siga atentamente a planilha do guia. As setas de sinalização são somente complementares, pois pode haver falta de alguma delas.
    • Seja cortês com as pessoas e respeite a cultura local. Lembre-se que nós aqui somos os visitantes. Não grite nem fale palavrões, isso pode ofender os moradores locais.
    • Não jogue lixo no chão para não sujar o ambiente e a imagem do ciclista.

5. TERMO >>

Termo de participação

a ser obrigatoriamente assinado no ato da inscrição do evento

Reconhecimento de Risco, Isenção de Responsabilidade e Declaração de Aptidão  - Velotour Vale Europeu 2017

Com referência a minha participação no Velotour Vale Europeu 2017 promovido pela parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI) e a Associação Vale das Águas, abaixo designados por Organização, acordo com os seguintes termos:

  • Ciência dos riscos
    Estou ciente dos riscos normalmente inerentes a uma viagem de bicicleta sem carro de apoio ou resgate, e me proponho a ser o mais prudente possível, respeitando o Código de Trânsito Brasileiro, respeitando as regras e orientações que me forem passadas pela organização, assumindo total responsabilidade por quaisquer danos morais, físicos ou materiais que eu venha a sofrer, em decorrência da minha conduta, tanto na esfera cível quanto na criminal.
  • Serviços
    Reconheço também que, apesar da organização esforçar-se em obter o máximo de prudência dos prestadores de serviços qualificados durante o curso da viagem, a organização não tem condições de controlar todas as suas atividades e, por esse motivo, programa a viagem com a condição de que não seja responsabilizada por danos morais, negligência, dolo ou omissão de qualquer prestador de serviços, ou quaisquer outros terceirizados, tanto na esfera cível quanto na criminal. Também estou ciente de que não haverá veículo de apoio para auxiliar os participantes.
  • Equipamentos de Proteção
    Concordo em utilizar durante todo o evento o capacete ciclístico enquanto estiver conduzindo bicicleta.
  • Isenção de responsabilidade
    Dessa forma, concordo em não acionar judicialmente a Organização, isentando-a totalmente, de qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morais, que direta ou indiretamente, advierem durante o período da viagem, inclusive invalidez permanente, morte ou qualquer tipo de distúrbio emocional, total ou parcial, a menos que tais danos sejam causados diretamente por negligencia ou conduta dolosa por parte da Organização.
  • Declaração de Aptidão
    Declaro para todos os efeitos que eu estou técnica, física e psicologicamente apto a participar dos percursos e atividades que fazem parte do Velotour, e declaro não possuir qualquer tipo de restrição médica que me impossibilite de praticá-los.
  • Direito de Imagem
    Declaro que autorizo a organização do evento, bem como os parceiros, patrocinadores e apoiadores, a utilizarem imagens em que eu, ou o menor pelo qual sou responsável,  apareça produzidas durante o evento (fotografias, vídeo, depoimentos, etc.) para fins de divulgação, publicidade, etc., sem nenhum custo ou ônus.

Li cuidadosamente todos os termos acima, e estou ciente de que este documento rege meus direitos e minhas limitações e, por consequência, firmo o presente de livre e espontânea vontade. 

No caso do participante ser menor de 18 anos, o presente termo deverá ser assinado pelo responsável legal que o irá acompanhar.


6. ACOMODAÇÕES >>

Não há um número máximo de participantes. O único fator limitante é a infraestrutura local, como alimentação e hospedagem. Os próprios participantes devem providenciar suas reservas com antecedência em hotéis.

Instruções de Hospedagem

  1. Cada participante deverá fazer suas reservas para as hospedagens. É obrigatório fazer as reservas com antecedência. Não chegue sem reserva nas hospedagens, isto pode causar enormes transtornos e pode não haver mais vagas. Principalmente na parte alta, as hospedagens são distantes de cidades e precisam saber o número exato de pessoas para poderem se preparar.
  2. Ao fazer sua reserva informe que estará percorrendo o Circuito Vale Europeu junto ao evento Velotour (quando se comunicar por e-mail, por favor, coloque no assunto das mensagens a palavra "Velotour"). Sugerimos que as reservas sejam feitas com o máximo de antecedência, alguns pontos de pernoite têm pouca capacidade de leitos.
  3. As hospedagens utilizadas pela equipe do Clube de Cicloturismo, organizadora do Velotour, serão as parceiras do evento. Outras opções podem ser encontradas mais abaixo, mas atente para a localização das mesmas, pois podem ficar distantes do resto do grupo ou fora do percurso.
  4. Caso esteja indo para o evento sozinho e queira dividir quartos com outros participantes do Velotour para baratear custos, avise ao fazer a reserva. Pela limitação de acomodações, na parte alta do circuito os quartos serão obrigatoriamente divididos pelos participantes.
  5. Não ficaremos em Rodeio (no terceiro dia). De Indaial passaremos por Rodeio e seguiremos para a Fazenda Campo do Zinco, juntando o roteiro do dia 3 com parte do dia 4. Tenha muita atenção nisso para se preparar e reservar a hospedagem na região correta.
  6. Organize e leve com você a lista das pousadas em que você irá ficar cada um dos dias. Leve também os comprovantes de depósito das reservas.
  7. Após finalizar todas as suas reservas, faça sua pré-inscrição preenchendo o formulário aqui no site, mais abaixo, no item 7.
  8. A seguir o cronograma de chegada aos locais de pernoite e a lista de hotéis em que a equipe do Clube de Cicloturismo ficará hospedada. Para mais opções veja a lista de hospedagem.
  9. Não há opção de camping no Circuito Vale Europeu.
  10. O prefixo para todos os telefones da região é 47.

Hospedagens Parceiras do Evento

(onde ficará a equipe do Clube de Cicloturismo - novembro de 2017)


  • de SAB (11) para DOM (12): TIMBÓ


    TIMBÓ PARK HOTEL

    (47) 3281-0700
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.timbopark.com.br
     

  • de DOM (12) para SEG (13): POMERODE


    POUSADA OMA HELGA
    (47) 3387-2256 / 9.9227-4750
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.pousadaoma.com
     

  • de SEG (13) para TER (14): INDAIAL


    HOTEL INDAIAL
    (47) 3333-8722 / 3333-4059 / 9.9761-8213 (WP)
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.hotelindaial.com.br
     

  • de TER (14) para QUA (15): FAZENDA CAMPO DO ZINCO

    Importante! No Velotour juntamos o roteiro do dia 3 com parte do dia 4 para o pernoite na região do Zinco. Tenha muita atenção nisso para se preparar e reservar a hospedagem na região correta.

    POUSADA CAMPO DO ZINCO
    (47) 3385-0160 / 3391-3411
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.campodozinco.com.br


  • de QUA (15) para QUI (16): DOUTOR PEDRINHO


    BELLA POUSADA
    (47) 3388-0354 / 9.9980-0480
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.bellapousada.com.br
     

  • de QUI (16) para SEX (17): ALTO CEDROS


    HOTEL E POUSADA PARAÍSO DAS ILHAS
    (47) 3336-5035 / 3386-0780 / 9.9114-3825 (WP)
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.paraisodasilhas.com
     

  • de SEX (17) para SAB (18): PALMEIRAS

    ATENÇÃO! São 3 locais para reservas em Palmeiras devido as hospedagens serem menores em capacidade de hospedes. O grupo ficará dividido, assim como a equipe do Clube.


    CAMA CAFÉ VICTORINO
    (47) 3057-5637 / 9.9131-7049 (WP)
    www.camacafevictorino.com


    HOSTEL PALMEIRAS
    (47) 3306-0775 / 9.8483-9235
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


    CABANAS DO LICO
    (47) 3057-5634 / 9.9135-3731 (WP) / 9.9164-4986
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.facebook.com/cabanasdolico.lico
     

  • SAB (18) CHEGADA EM TIMBÓ


    TIMBÓ PARK HOTEL
    (47) 3281-0700
    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
    www.timbopark.com.br


Clique para acessar:
Mapa de localização de todas as hospedagens do Circuito

Hospedagens Parceiras do Velotour          Outras Hospedagens do Circuito

Clique nos ícones no mapa para ter detalhes das hospedagens

 

Outras Hospedagens do Circuito

(Atenção: verificar localização das mesmas no mapa)
 
TIMBÓ

Timbó Park Hotel
(47) 3281-0700
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.timbopark.com.br

Hotel Iria's
(47) 3382-8382
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.iriashotel.com.br

Blue Hill Hotel
(47) 3380-1650
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.bluehillhotel.com.br

Corremundo Hostel
(47) 3382-8244 / 9.9221-0621
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.corremundohostel.com.br

 

POMERODE

Pousada da Oma Helga
(47) 3387-2256 / 9.9227-4750
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadaoma.com

Pousada Max
(47) 3387 3070 / 3387-0598
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadamax.com.br

Pousada Dein Haus
(47) 3387-5954
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.deinhaus.com.br

Pousada Casa Wachholz
(47) 3387-3493
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadacasawachholz.com.br

Pousada Rural Mundo Antigo
(47) 3387-3143
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.mundoantigo.com.br

Pousada Blauberg
(47) 3387-5064
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadablauberg.com.br

Hostel Stettin
(47) 3387-0404 / 9.9631-1313 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hostelstettin.com

Pousada Hetterich
(47) 3395-1707 / 9.9953-3499
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadahetterich.com.br

 

INDAIAL

Hotel Indaial
(47) 3333-8722 / 3333-4059 / 9.9761-8213 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hotelindaial.com.br

Hotel Larsen
(47) 3333-0011 / 9.9992-9346 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hotellarsen.com.br

Hotel Fink
(47) 3333-3703
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hotelfink.com.br

 

BENEDITO NOVO (Importante! No Velotour juntamos o roteiro do dia 3 com parte do dia 4 para o pernoite na região do Zinco. Tenha muita atenção nisso para se preparar e reservar a hospedagem na região correta)

 

Pousada Campo do Zinco
(47) 3385-0160 / 3391-3411
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.campodozinco.com.br

Toca dos Índios
(47) 3036-5375 / 3144-7800
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.tocadosindios.wixsite.com/tocadosindios

Pousada do Vale
(47) 3306-0811 / 9.9751-2038 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadadovaleeurop.wixsite.com/pousadadovale

Pousada k2mil
(47) 3717-0569 / 9.8498-3807 / 9.8459-5062
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadak2mil.com.br

 

ASCURRA / RODEIO (Atenção! Região da parte baixa antes da subida da serra para região do Zinco)

Nona Rosina Cama e Café
(47) 9.9911-1952
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.facebook.com/nonarosina

Cama Café Stolf
(47) 3384-1498 / 9.9712-1182 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hospedagemcamacafestolf.wordpress.com/

Fazenda Sacramento
(47) 9.8874-4648
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.fazendasacramento.blogspot.com.br

Quinta da Gávea
(47) 3333-0751
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.quintadagavea.com.br

Pousada Recanto Rocha
(47) 3309-4214 / 9.9905-2971 / 9.8424-1973
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadarecantorocha.com.br

 

DOUTOR PEDRINHO

Bella Pousada
(47) 3388-0354 / 9.9980-0480
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.bellapousada.com.br

Dona Hilda Hotel e Restaurante
(47) 3388-0103
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.hoteldonahilda.com.br

 

ALTO CEDROS

Hotel e Pousada Paraíso das Ilhas
(47) 3336-5035 / 3386-0780 / 9.9114-3825 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.paraisodasilhas.com

Pousada Família Duwe
(47) 3057-5581

Hotel Parador da Montanha
(47) 3036-5338 / 9.9103-7998 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.paradordamontanha.com.br

Pousada Lindnerhof
(47) 3036-5370
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.pousadalindnerhof.com.br

 

PALMEIRAS

Cama Café Victorino
(47) 3057-5637 / 9.9131-7049 (WP)
www.camacafevictorino.com

Hostel Palmeiras
(47) 3306-0775 / 9.8483-9235
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Cabanas do Lico
(47) 3057-5634 / 9.9135-3731 (WP) / 9.9164-4986
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.facebook.com/cabanasdolico.lico

Chalé Flor da Terra
(47) 3154-0033 / 9.9229-9846 / 9.8836-0529 (WP)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
www.facebook.com/flordaterrapousada

 


7. INSCRIÇÕES >>

Pré-Inscrição (OBRIGATÓRIO)

Atenção: antes de fazer a inscrição você deve ter lido todas as páginas do evento atentamente (são 8 páginas) e feito as reservas nas hospedagens. Não se preocupe em inscrever-se primeiro pois não há limite no número de inscritos. O limitante são as hospedagens.

Após fazer as reservas de todos os pernoites faça a sua pré-inscrição no evento preenchendo o formulário no link a seguir. Todos os dados devem ser preenchidos, inclusive os locais de pernoite reservados.

Pré-Inscrição

(SÓ CLICAR E PREENCHER APÓS RESERVAR TODAS AS HOSPEDAGENS)


8. PLANEJAMENTO >>

1) COMO CHEGAR
De avião, o aeroporto mais próximo é Navegantes. Do aeroporto saem ônibus para Blumenau onde é possível pegar outro para Timbó. Ou então tratar um transporte de Navegantes a Timbó.
Algumas opções para tratar este traslado:
- Taxi de Timbó - se for se hospedar lá, informe-se no TIMBÓ PARK HOTEL (47) 3281-0700 www.timbopark.com.br
- Agência Ativa Rafting - ativaraftingvaleeuropeu.com
- Agência Seledon - www.seledon.com.br
- Agência Rota Turismo - www.facebook.com/rotacicloturismo
- Fazenda Sacramento - fazendasacramento.blogspot.com

De São Paulo há ônibus direto para Timbó, à noite. Buscar horários no site como destino Rio do Sul, mas a passagem até Timbó só é vendida por telefone ou no guichê. www.catarinense.net. Para chegar de carro, vá pela BR116 e depois BR101 até Joinville. Depois siga para Jaraguá do Sul, Pomerode e Timbó.

2) INFORMAÇÕES LOCAIS - Contato Circuito Vale Europeu: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

3) O QUE LEVAR - Cada participante levará sua bagagem na bicicleta. Não é necessário levar saco de dormir nem toalha de banho. Aconselhamos acomodar a bagagem dentro dos alforjes em sacos plásticos para evitar que fiquem úmidas, caso não sejam impermeáveis. É aconselhável também o uso de uma bolsa de guidão com porta mapa, para que o guia e planilhas do Circuito fiquem sempre visíveis.

Peso máximo total recomendável de bagagem: 10kg

Alguns itens que recomendamos constar:

NOS ALFORJES

  • uma muda de roupa seca e limpa para a noite
  • duas roupas de pedalar
  • um agasalho
  • calçado ou chinelo para a noite
  • recipiente para água extra
  • kit de toalete
  • kit básico de ferramentas
  • câmara, bomba, remendo
  • protetor solar
  • capa de chuva
  • máquina fotográfica
  • alimento (biscoito, barrinhas, frutas secas, castanhas, etc.)
  • documentos / dinheiro (alguns locais não aceitam cartões e há poucos bancos)
  • relação das reservas nas pousadas

NO CICLISTA E NA BICICLETA

  • capacete (obrigatório), luvas, óculos de proteção, calçado fechado
  • retrovisor, farol, refletivos
  • odômetro (ciclocomputador)

Mais informações sobre planejamento de viagens você pode encontrar no Manual do Cicloturista de Primeira Viagem:
clubedecicloturismo.com.br/manual

4) BICICLETA - Devido aos trechos de morros e estradas de terra, recomendamos o uso de bicicletas tipo mountain bike com pneus largos e de cravo, de preferência com 24 ou mais marchas (relação de marchas leve). Também é possível fazer a viagem com bicicletas híbridas, reclinadas ou outros tipos desde que o ciclista esteja habituado a viajar com ela e utilize os pneus e relação de marchas adequadas. A bicicleta deve estar revisada e em perfeito funcionamento para não apresentar problemas durante a viagem. Não há locais para reparos de freio a disco na maioria do circuito. Se você os utiliza leve pastilhas extras.

5) ROTEIRO - Ao iniciar o roteiro, o cicloturista recebe um guia em papel com todas as informações sobre o circuito. Estas mesmas informações encontram-se disponíveis no site do Circuito Vale Europeu. Não seja pego de surpresa, estude com antecedência o roteiro que será percorrido. Todas as sete etapas estão descritas através de textos, gráficos altimétricos, classificação de dificuldade e planilhas: circuitovaleeuropeu.com.br/cicloturismo/ 
Importante! No Velotour juntamos o roteiro do dia 3 com parte do dia 4 para o pernoite na região do Zinco. Tenha muita atenção nisso para se preparar e reservar a hospedagem na região correta.

6) ESTRUTURA - Alto Cedros e Palmeiras não são cidades. Em toda a parte alta não há estrutura de farmácias, bancos ou supermercados. A maioria dos locais não aceita pagamentos com cartão, então tenham dinheiro em espécie. O sinal de celular e internet (se houver) também são muito escassos. Se precisar de alguma peça para bicicleta só poderá encontrar na parte baixa do circuito.

7) INTERAÇÃO - se quiser conhecer outras pessoas que já participaram do Velotour, você pode se cadastrar na lista de discussão Cicloturismo Brasil: clubedecicloturismo.com.br/diversos-1/483-lista-de-discussao

ou o grupo no Facebook:
www.facebook.com/groups/cicloturismobrasil

8) DÚVIDAS - Qualquer dúvida entre em contato conosco:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

1. O QUE É > 2. PROGRAMAÇÃO3. PERGUNTAS4. INSTRUÇÕES > 5. TERMO6. ACOMODAÇÕES7. INSCRIÇÕES > 8. PLANEJAMENTO


Organização

Clube de Cicloturismo do Brasil

Patrocínio

Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI)

Apoio

Associação Vale das Águas
Circuito Vale Europeu
Restaurante e Choperia Thapyoka
Vinícola San Michele
Timbó Park Hotel (Timbó)
Pousada Oma Helga (Pomerode)
Hotel Indaial (Indaial)
Pousada Campo do Zinco (Zinco)
Bella Pousada (Doutor Pedrinho)
Paraíso da Ilhas (Alto Cedros)
Cama Café Victorino (Palmeiras)
Hostel Palmeiras (Palmeiras)
Cabanas do Lico (Palmeiras)