Equipamentos - Manual de Cicloturismo

Introdução Preparativos Bicicleta Equipamentos Saúde Pedalando

 

Acessórios para o Ciclista
Ferramentas e peças de reposição

 

Acessórios para o Ciclista

Use sempre o capacete, apesar de não ser obrigatório por lei, ele é imprescindível. Uma estatística espanhola confirma que seu uso teria evitado 90% das mortes de ciclistas num determinado ano [100 rutas en bicicleta de Montaña, de Juanjo Pedales]. Não vá esperar estar sempre entre os 10% de exceção. O capacete é desconfortável e esquisito, mas você se acostuma...

Um bom par de luvas protege suas preciosas mãos, que quase sempre são atingidas numa queda. Mesmo que não seja grave, um ferimento nas mãos poderá deixa-lo sem pedalar por alguns dias, pois sem o movimento de abrir e fechar, não se pode firmar as mãos no guidão, nem frear. Além disso, as luvas amortecem grande parte dos impactos recebidos no guidão.

A bermuda de ciclismo é importantíssima para evitar assaduras na parte interior das coxas. As bermudas acolchoadas que ajudam a minimizar as dores na região das nádegas, mas são difíceis de secar quando lavadas durante a viagem.


Use e abuse de refletivos, tanto na bicicleta quanto no corpo. Mesmo que não pretenda pedalar à noite, imprevistos acabam acontecendo. Não se esqueça de deixar os refletivos bem visíveis, não só na frente e atrás da bicicleta, como nas laterais. No capacete e nas rodas (entre os raios) são bons locais, já os pedais não, eles ficam tampados pelos alforjes. Pequenas faixas refletivas presas com velcro ao redor dos braços (na altura do bíceps) são fáceis de colocar além de visíveis de qualquer ângulo.

Ferramentas e peças de reposição

Se sua viagem passar por locais isolados vá prevenido, leve mais ferramentas e peças de reposição. O mesmo vale caso sua bicicleta seja muito velha ou muito nova também. A bicicleta mais velha por motivos óbvios e a mais nova por, geralmente, não vir da loja com a montagem que deveria. Muitas vezes são necessários ajustes de raios, caixa de direção e outros, que só serão percebidos ao se pedalar com a bicicleta carregada.

 

O indicado é levar todas as chaves (de boca, Allen e Philips) necessárias para regular e desmontar sua bicicleta: freios, pedais, câmbios, raios, bagageiros, e rodas no caso de não serem de blocagem rápida. Em viagens por locais isolados também poderá ser necessária uma chave específica para o movimento central. Outros itens básicos são chave para corrente, chave de fenda, chave de boca regulável e um alicate.

(Veja a lista completa de bagagens no item BAGAGEM)

Segue abaixo uma sugestão de lista de ferramentas e peças de reposição.  

FERRAMENTAS PARA OS PNEUS
- ALICATE DE MANDÍBULA SOLTA - KIT DE REPARO (ESPÁTULA,
 COLA, REMENDO, LIXA, TESOURA)
- ALICATE DE BICO - BOMBA DE AR
- CHAVE DE FENDA - CÂMERAS DE RESERVA
- JOGO DE CHAVE ALLEN  - SACADOR DE VÁLVULA
- CHAVE PHILIPS  
- CHAVES DE BOCA KIT         “GAMBIARRA”
- CHAVE INGLESA - DUREPOX
- CHAVE DE RAIO - ARAMES (VÁRIAS ESPESSURAS)
- SACADOR DE  PINO DE CORRENTE - FITA ADESIVA LARGA
- SACADOR DE PÉ-DE-VELA - SERRINHA
  - LIMA
PEÇAS SOBRESSALENTES  
- CABOS PARA CÂMBIOS E FREIOS  
- BRAÇADEIRAS DE VÁRIOS TAMANHOS  
- PARAFUSOS E PORCAS  
- VÁLVULA RESERVA  

 

Navegue nas próximas páginas do Manual