O Clube

Histórico    Ações    Lista de Discussão     Mídias Sociais     Quem somos      Estatuto      Imprensa      Contato

 

 

Histórico

O Clube de Cicloturismo do Brasil foi criado em 2001, e surgiu da necessidade de interação e troca de informações entre as pessoas que já viajavam de bicicleta. Nossos objetivos são a difusão do cicloturismo no Brasil, servir de fonte de inspiração e orientação  para pessoas que pretendem fazer sua primeira viagem de bicicleta, assim como servir de espaço para grandes aventureiros compartilharem suas experiências.


O Clube de Cicloturismo é uma ONG, instituição sem fins lucrativos. Todos os colaboradores são voluntários, que atuam paralelamente as suas atividades profissionais, doando seu tempo e expertise para ajudar a divulgar e incentivar o cicloturismo. Algumas atividades como palestras e mapeamentos são remunerados, como forma de subsistência da Ong.


Ações

O Clube de Cicloturismo toma parte em importantes movimentos em prol do cicloturismo, citamos como exemplo:

MAPEAMENTOS - realizamos um minucioso trabalho de mapeamento de rotas e circuitos de cicloturismo. Prestamos assessoria para prefeituras e consórcios de municípios para a implementação destas rotas.

  • Circuito Vale Europeu - SC, primeiro roteiro especialmente planejado para o público de cicloturismo, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale (CIMVI) e a Associação Vale das Águas, que congrega hotéis e restaurantes dos municípios envolvidos (Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Dr Pedrinho e Rio do Cedros). Lançado em 2006
  • Circuito Costa Verde e Mar - SC, em parceria com o Consórcio de Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR) e a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú  (municípios: Balneário Camboriú, Camboriú, Navegantes, Itajaí, Penha, Piçarras, Luis Alves, Ilhota, Itapema, Porto Belo e Bombinhas). Lançado em 2009.
  • Circuito das Araucárias - SC, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Quiriri e as prefeituras de dos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá e Campo Alegre. Lançado em 2012.

PALESTRAS E CURSOS - Temos um leque de apresentações dirigidas a diferentes públicos e que abrangem temas diversos. Entre em contato conosco para saber mais. Alguns locais onde já realizamos palestras ou cursos: Forum Mundial da Bicicleta em Curitiba - PR, Bicicultura em Brasília - DF. Instituto Estrada Real - MG, em SP: Salão do Turismo, Adventure Fair, Brasil Cycle Fair, Faculdade de Turismo USP, além de diversas outras universidades e prefeituras municipais.

  • Ciclo de Palestras do SESC – desde 2005. Concentrado no período de um final de semana ou com atividades em diferentes dias ao longo de um mês. As palestras abordam além de relatos de viagens, diversos aspectos de planejamento, segurança, mecânica, ergonomia e conforto na bicicleta. Realizado nas unidades SESC Bauru, SESC Consolação, SESC Ipiranga SESC Paulista, SESC Piracicaba, SESC Santana, SESC Santo Amaro, SESC Santo André, SESC Santos, SESC São José do Rio Preto – SP, SESC Sorocaba e SESC Taubaté.
  • Reuniões e Palestras Mensais – desde 2005. Reuniões e palestras gratuitas e abertas ao público em geral, realizadas em São Paulo, com temas variados, apresentados pela equipe do Clube de Cicloturismo ou convidados. Desde o início de 2014 são realizadas no Parque das Bicicletas, numa parceria com a Secretaria de Esportes da Prefeitura de São Paulo.

EVENTOS - É através dos eventos que o Clube tem o maior contato com o público, seja por palestras, feiras ou viagens.

  • Adventure Sports Fair – desde 2001. Principal feira de esportes de aventura da América Latina, o Clube participa em todas as edições, com montagem de estande para difusão da atividade e também Palestras no Adventure Congress e Oficinas de Aventura que ocorrem dentro do evento. O Clube teve estande também no Salão das Duas Rodas, de 2001 a 2009.
  • Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura – desde 2002. Principal evento de cicloturismo do país. Participantes de vários estados do Brasil se reúnem durante quatro dias para pedaladas, palestras e workshops sobre diferentes assuntos de interesse do cicloturista. Já foram abordados em diferentes edições: saúde (primeiros socorros, lesões, cuidados em viagens), esporte (alongamento, treinamento, yoga, bike fit), mecânica (emergências e noções básicas), fotografia e vídeo, culinária em viagens, além de inúmeros relatos de cicloaventureiros.  Os encontros foram realizados a cada ano em uma cidade diferente, de 04 estados, até se fixar em Campos do Jordão em 2012:  1º - Lambari (MG) 2002  /  2º - São Francisco Xavier (SP) 2003  /  3º - Monte Alegre do Sul (SP) 2004  /  4º - Paraibuna (SP) 2005  /  5º - Timbó (SC) 2006  /  6º - São Roque (SP) 2007  /  7º - Camboriú (SC) 2008  /  8º - Campos do Jordão (SP) 2009  /  9º - Jaguara – Sacramento (MG) 2010  /  10º - Santa Maria Madalena (RJ) 2011  / 2012 a 2015 (14º edição) em Campos do Jordão
  • Velotour – desde 2008. Modalidade de cicloturismo criada pelo Clube de Cicloturismo, que percorre anualmente um determinado roteiro, com um grupo de cicloturistas autônomos, durante vários dias de pedaladas. Tem atraído mais de 80 pessoas, por ano, vindas de diversas partes do país, com mais de sete estados participantes. Durante o carnaval é realizado no Circuito Vale Europeu.
  • Bike Luz – de 2009 a 2015. Evento que percorre o Caminho da Luz, em Minas Gerais. São 04 dias de pedaladas e mais um de caminhada para subir o Pico da Bandeira. São cerca de 50 pessoas vindas por ano das mais diversas regiões do país, entre sudeste, centro oeste e nordeste.
  • Encontro Internacional Brasil – Itália – 2013 e 2014. Contou com a presença de mais de cem brasileiros para pedaladas e palestras na cidade de Riccione e Gabicce Mare, litoral norte da Itália. Parceria com agências, hotéis, prefeituras e ongs italianas.
  • Encontro de Cicloturismo de Niterói (RJ) – 2014. Nos mesmos moldes do Encontro Nacional, um encontro regional com intensa programação de palestras realizadas no Museu de Arte Contemporânea (MAC Niemeyer), em parceria com a Prefeitura de Niterói e a Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. Contou com a presença de 60 pessoas.
  • Velotour Itália – 2015. Nos mesmos moldes do Velotour brasileiro. Foi um evento de 8 dias, nas regiões de Emiglia Romagna e Toscana. Com saída de Bolonha e chegada em Florença. No caminho estão a cadeia de montanha dos Apeninos e locais históricos onde os soldados brasileiros lutaram na segunda guerra, como Montese e Monte Castelo.

Algumas outras ações que tomamos parte:

Norma de Cicloturismo ABNT - em conjunto com o Ministério do Turismo e a ABETA (Associação Brasileira de Empresas de Turismo de Aventura). O Clube foi responsável pela elaboração do texto base que deu início às discussões deste setor. (Norma ABNT NBR15509-1 Cicloturismo - Parte 1: Requisitos para produto, de 13/08/2007)

Manual de Incentivo e Orientação para Municípios Brasileiros – Circuitos de Cicloturismo - em parceria com agências de cicloturismo e outras ONGs. Lançado em 2011, este material está disponível aqui no site do Clube e também em versão impressa (que pode ser enviada pelo correio).

Fundação da UCB (União de Ciclistas do Brasil) - participou do processo de oficialização desta Ong que congrega organizações e indivíduos que trabalham pela mobilidade por bicicletas no país. Fez parte dos eventos Bicicultura 2008 e 2009 e do Forum Mundial da Bicicleta 2014.

Cartilha de Segurança no Cicloturismo - material produzido para a Ong Férias Vivas, com informações para o praticante de cicloturismo e para agências que operam passeios e viagens. Lançado em 2005.

Além de acessoria via internet e manutenção dos canais de interação entre os cicloturistas: Lista de Discussão, Grupo no Facebook


Lista de Discussão

Criada em 2004, a lista Cicloturismo Brasil no Yahoo é a maior e mais aprofundada lista de discussão de cicloturismo no país. Conta atualmente com cerca de 1900 membros, de vários estados do país. Através desta lista todos os praticantes experientes e iniciantes, ou mesmo aqueles que estão querendo descobrir essa atividade, podem conversar sobre viagens, lugares, projetos, bicicletas, equipamentos, enfim, tudo que for relacionado ao cicloturismo.

Acesse a Lista Cicloturismo Brasil


Mídias Sociais

Acompanhe o que acontece de mais importante no mundo do cicloturismo: vídeos, viagens e novidades. Saiba mais sobre os eventos do Clube.

Fanpage Facebook - Clube de Cicloturismo do Brasil

 

Interaja, divulgue suas viagens e tire suas dúvidas com a comunidade de cicloturistas.

Grupo Facebook - Clube de Cicloturismo do Brasil

 


Quem Somos

DIRETORES
Rodrigo Stephan de Souza Telles - Cristais Paulista - SP
Fábio Eduardo da Silva (FES) - Bauru - SP
Walter Magalhães - São José dos Campos - SP

COORDENADORA DE PROJETOS

Eliana Britto Garcia


EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS

Caio Caciporé Ferreira – Estudante de Oceanografia, utiliza a bicicleta como meio de transporte dentro da grande São Paulo desde 1996, adepto do cicloturismo desde 2000, sua bagagem inclui pequenas viagens por: Paraná, interior de Minas Gerais e duas grandes viagens: São Paulo à Ilhéus-BA (2002) e de São Paulo ao Chuí-RS (2003).
Carolina Vargas Furtado - Designer, da cidade de Porto Alegre/RS. Adepta do cicloturismo desde 2009, pedalou pela Alemanha (Rota Romântica), Itália, Santa Catarina (Circuito Vale Europeu e Costa Verde e Mar), São Paulo e Minas Gerais.
Débora Ferrari - Designer gráfica, artista plástica e professora. Junto com seu companheiro realizou o Projeto Ciclogaia, pedalando oito meses do interior de São Paulo até o Uruguai, em busca de vivências em educação, espiritualidade, permacultura, sustentabilidade, entre outros temas.
Edmar Garcia - Sommelier (de Curitiba - PR), usa a bicicleta como meio de transporte e/ou trabalho (Bike Courier) por onde morou: (Curitiba), (São Paulo), Paraty, (Cascavel) e Cristais Paulista. Tem o propósito de unir Enoturismo e Permacultura ao Cicloturismo e traz na bagagem experiências das cicloviagens nos eventos do Clube de Cicloturismo desde 2011.
Eliana Garcia - Bióloga. Educadora Ambiental. Fabricante dos alforjes AraraUna. Fundadora do Clube de Cicloturismo. Presta consultoria para implementação de circuitos de cicloturismo. Viaja de bicicleta desde 1988, destacando-se: Expedição Parques del Sur (4200km pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Peru, Bolívia, Itália, Espanha, Austria, Alemanha, Sertão Nordestino, travessia do Pantanal, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães, Terra Ronca e Chapada dos Veadeiros.
Fábio Almeida - Jornalista (de Florianópolis - SC), pedala desde a infância e viaja de bicicleta desde 1987. Durante a adolescência explorou as Serras da Mantiqueira e da Bocaina, entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com o passar dos anos, realizou também viagens por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás, Alemanha, Áustria, Itália e Espanha.
Fábio Eduardo da Silva (FES) - Professor de Física e Administrador, natural de Bauru interior de SP onde vive até hoje. Iniciou-se no cicloturismo em 1994, mas anda de bicicleta desde 1986. Viajou de Curitiba à Florianópolis pelo litoral, o interior e as serras de SC, , Estrada Real, Litoral do ES e RJ, Argentina e Uruguai.
Guilherme Rubio - Estudou Biologia. Viveu boa parte de sua infância em cima de sua bicicleta. Fez uma cicloviagem pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai - o Projeto Ciclogaia, buscando vivenciar e difundir energias positivas e boas iniciativas.
Ivo Leonardo Schmitz (Ivo Léo) - Gestor de TI (de Brusque - SC) e apaixonado por Esportes, utiliza a bicicleta para prática esportiva e para viajar, conhecer novos lugares e culturas. Com ela já percorreu grande parte do Estado de Santa Catarina, realizou Cicloviagens pelo Rio Grande do Sul, Caminho da Fé, Jalapão e passeios pela Itália e Litoral da Bulgária.
Marcelo Castro - viaja de bicicleta desde 2009. Realizou diversas viagens pelo interior do Paraná e já pedalou no Circuito Vale Europeu, Circuito das Araucárias e Costa Verde e Mar(SC), Estrada Real, litoral do Uruguai, Portugal e Via Claudia Augusta.
Paulo Roberto Cunha - Mestre em ciência ambiental e advogado especializado em direito ambiental, montanhista desde 1996, realizou diversas travessias pelo Brasil e América Latina. Iniciou-se no cicloturismo em 2004, com destaque para viagem feita pela Nova Zelândia (2009). É bike anjo e utiliza a bicicleta como meio de transporte.
Raphael Oliveira - Biólogo, nascido e criado em Bauru - SP. Utiliza a bicicleta como transporte e iniciou-se no Cicloturismo em 2009. Viajou de bicicleta pela Cuesta de Botucatu, Chapada Guarani, Serra da Canastra, Argentina e Uruguai.
Rodrigo Telles - Engenheiro e montanhista. Fabricante dos alforjes AraraUna. Fundador do Clube de Cicloturismo. Presta consultoria para implementação de circuitos de cicloturismo. Realizou diversas viagens de bicicleta desde 1998, destacando-se: Expedição Titicaca (Bolívia e Peru), Pantanal, Sertão Nordestino, Serra da Canastra (MG), Chapada dos Veadeiros, Caminho de Santiago, Via Claudia Augusta, Travessia dos Alpes, Apeninos e Pireneus.
Walter Magalhães - Analista de Sistemas e Fotógrafo. Pratica o cicloturismo desde 1991. Viajou de bicicleta pela França, Argentina, Chile, Espanha (Caminho de Santiago de Compostela), Cuba, Estrada Real, Caminho do Sol, entre outras. Dedica-se a atividades de incentivo ao cicloturismo associado à fotografia e filmagens.
 Warley Toschi - Engenheiro. Descobriu o cicloturismo em 2004 quando percorreu o Caminho de Santiago de Compostela até Portugal. Realizou viagens de bicicleta por diversos estados no Brasil destacando-se o Caminho da Fé e o Jalapão. Viajou também por vários países: Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, França, Holanda, Itália, Polônia entre outros.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Adilson Luiz dos Santos, Adriana Braga, Adriane Campos, Alexandre Costa Nascimento,

Alexandre Palmieri (Palmas), Alexandre Rizzo, Alisson Dias Junqueira, Alvaro Neil,

Ana Carolina Vivian, André Cherri, André Costa, André Fatini,

André Schetino, Andreza Teixeira, Angela Sibinel,

Antonio Augusto Filho, Antônio Lacerda Miotto, Antonio Olinto,

Argus Caruso, Arthur Simões, Artur Vieira,

Arturo Alcorta, Augusto Bertagnolli Jr., Aurélio Magalhães,

Beto Ambrosio, Bill Presada, Camila Guido,

Carla Rodrigues, Carlos André Ferreira, Carlos Cesar Stella,

Carmem Vinagre, César Augusto Preto, Charles Zimermann,

Christiane Mueller, Cintia Kaestner Kopsch, Claudiléa Pinto,

Cleber Anderson, Daniel Polo, Danilo Perrotti Machado,

Débora Ferrari, Denir Miranda, Denise de Almeida,

Eduardo Lopes da Silva, Eliézer Martins, Eneida Ramos, Ernesto Stock,

Evandro Bonocchi, Fábia Soncini, Fabiana Carvalho,

Fabiano Spinelli Lisa (Zig), Fábio Mendes, Fábio Ozório, Fábio Samori,

Fábio Zander, Gabriela Franco, Geraldo Vidile Jr. (in memoriam),

Guilherme Cavallari, Guilherme Rubio, Hamilton Duarte, Helen Cristina Cardoso,

Helga Bevilacqua, Herberth Rafael Sprotte, Horácio Junior,

Jorge Blanquer, José Amaury Jr., José Carlos Pires de Camargo,

José Lobo, José Renato dos Santos, José Ricardo Lage,

José Valmir Breda Sampaio, Karla Cherri, Klaus Poloni, Leonardo Arantes,

Leonardo de Carvalho Soares, Luciana Barro, Luciano Duarte,

Luis Henrique Durante (Quique), Luís Fernando Marques Rosa,

Luiz Arnaldo Lemmi, Manuel Lin, Marcelo Bartoszeck,

Marcelo Demarzo, Marcelo Hendel, Marcos Philadelphi,

Maria Cristina Hartmann (Chica), Mariana Nunes, Mario Bazan, Mary Schindler,

Maurício de Sousa, Maurílio Santana, Narbal Andriani Junior,

Paulo Cesar Esteves, Paulo Magno do Bem, Pedro Zöhrer,

Petra Klöcker, Philipe Branquinho, Rafael Limaverde,

Rafael R. Vicentini, Rafaela Asprino, Ramon Valls Martin,

Regina Celia Stella, Ricardo Kurihara, Ricardo Monezzi,

Ricardo Zinner, Roberto Cruz, Roberto Rocha,

Rodrigo Ferrari, Rodrigo Lima, Rodrigo Pinto,

Ronald Moretto, Sérgio Garcia, Sérgio Ribeiro,

Thais de Lima, Thiago Fantinatti,

Vera Marques, Victor Pereira,

Viviane Gilg, Wagner Philadelphi, Yasmin Costa,

Zenildo Vieira (in memoriam).

 

 


Estatuto

 


Imprensa

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Lílás Comunicação
Lilás coloca sua empresa na mídia
(11) 3666-4893
www.lilascomunicacao.com.br


Contato

 Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.