Circuito Costa Verde & Mar de Cicloturismo

O Circuito Costa Verde Mar, idealizado a partir de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil, o consórcio de municípios Citmar e a Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú,  traz a possibilidade de se conhecer de bicicleta o Litoral Norte de Santa Catarina, um dos mais recortados e belos do país. Passa ainda por tranqüilas cidades do interior, com matas preservadas e rios encachoeirados. É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E ao mesclar trechos de litoral com o interior oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.

Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização açoriana, a região do litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana. Ao percorrer o circuito o cicloturista passará por 11 municípios, sendo 8 no litoral: Bombinhas, Porto Belo, Itapema, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes, Penha e Piçarras; e mais três no interior:Luis Alves, Ilhota e Camboriú. Num total de 270km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas. Veja o guia oficial do circuito, com todas as planilhas, mapas e planos altimétricos etapa a etapa: Site Oficial Circuito Costa Verde&Mar

O Circuito foi planejado para ser completado no mínimo em 6 dias, para dar tempo suficiente para curtir todas as opções que a região oferece. Em cada etapa existem inúmeras oportunidades de praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, vôos de ultra leve, entre outras. Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves. O povo catarinense, famoso por sua hospitalidade e também pela boa cozinha, estará esperando de braços abertos a todos aqueles que vierem pedalar por esta região encantadora.

Informações:
Circuito Costa Verde&Mar