Aí vão algumas dicas, que eu acredito, que ajudem numa boa pintura da sua bicicleta. Antes de mais nada você deve preparar o quadro para receber a tinta. Você tem duas opções pra remover a tinta velha: jatear ou lixar. Se o quadro for de ferro ou alguma liga com ferro (cromo-molibidênio por exemplo), você pode mandar jatear. Para encontrar este serviço, vá até alguma metalúrgica ou fábrica que trabalhe com metais, se eles não fizerem provavelmente vão saber indicar. O jateamento é feito com micro esferas de vidro (areia fina), ou granalha. Vai sair uns 5 a 10 reais. Mas atenção, se o quadro for de alumínio, você deverá lixar e nunca jatear, pois o jato pode causar micro trincas no quadro. No caso do alumínio, então, use lixas d'água seguindo a seguinte seqüência: 220 / 360 / 400 / 600 / 800 e 1200 (toda lixa vem com uma numeração na parte de trás).
Com as lixas 220 e 360 e 400, lixe o quadro por completo inclusive nos cantinhos e por cima da solda. Não pode ficar nada, nem tinta nem o fundo da pintura anterior. Com as outras você dá um "tapinha" são lixas de acabamento a 1200 por exemplo parece um papel ao toque dos dedos mas deixa a superfície perfeita pra receber a pintura. Pra lixar, sempre mergulhe a lixa num baldinho d'água, toda vez que ela começar a secar. Ao toque dos dedos você percebe onde não lixou. A pintura você pode fazer, ou mandar no funileiro. Se optar por mandar pintar, entregue a peça preparada para um funileiro, explicando que é só pintar, e negocia o preço, pois o que dá trabalho é preparar a peça. Para ficar bom deve-se pintar e envernizar. Se for colocar adesivos, cole-os e depois envernize. Se você mesmo for pintar, deve-se primeiro aplicar o fundo (tinta epóxi, ou ainda primer, aquelas de cor cinza ou cor da pele respectivamente) para então poder pintar na cor desejada. O melhor é arrumar um compressor com revólver de pintura, mas se não conseguir, compre uma lata de spray na cor preferida. Arrume também um pouco de nafta líquida (desengordurante). Com o quadro preparado lave-o com água a detergente e enxugue bem, depois pendure a peça (de modo que o suporte não atrapalhe a pintura da peça), embeba um pedaço de algodão em nafta e espalhe no quadro, marcando os locais para não se perder e deixar de passar em algum lugar, pois ela evapora muito rápido, a nafta serve pra eliminar qualquer resíduo de gordura da própria pele (que se ficar no quadro, vai fazer a tinta descascar rapidinho). Preparada a peça para receber a tinta, coloque-a pendurada num local que não pegue poeira nem vento, nem caia insetos em cima. Se não tem prática com pintura, pegue uma peça qualquer e dê uma treinada primeiro nos jatos e na distância. O correto é aplicar jatos intermitentes, ou seja, você não segura o gatilho direto apertado, você vai borrifando a tinta em jatos separados, o que evita da tinta escorrer. Primeiro dê a camada de fundo. Depois, verifique na lata as instruções de secagem, normalmente 24 horas. Depois de seco o fundo, agite a lata de tinta durante uns 4 ou 5 minutos, ou misture bem a tinta com a água raz se for usar compressor e revólver (seguindo instruções sobre a proporção certa conforme informa o fabricante). A uma distância de 15 a 25 cm da peça aplique primeiro uns toques de tinta, você não começa pintando tudo de uma vez, só "suja" o quadro de tinta, para fazer a base, entendeu? Jogue só umas borrifadas em toda a peça, espere uns 5 a 8 minutos e então aplique o que vai ser a camada da pintura mesmo. Aplique o mais uniformemente que puder, mantendo a distância do spray sempre igual, em "demãos cruzadas" ou seja: primeiro você pinta a peça sempre em diagonal para esquerda e depois para direita (ou vice versa). Acabando de pintar, deixe descansar de um dia para o outro. Repita a operação aplicando mais uma camada de tinta, não se esqueça de "quebrar o brilho" com lixa 1200, senão descasca tudo. Se for aplicar verniz em lata ou usando revólver antes de começar a aplicar, você deve lixar a pintura que fez com a lixa 1200, para tirar o brilho da peça, senão o verniz também descasca. A peça deverá estar completamente opaca para receber o verniz. Então aplique, também em demãos cruzadas de verniz (conforme explicado acima) e deixe de novo de um dia para o outro para poder montar a bicicleta. Se tiver dúvida sobre lixar a tinta para poder aplicar outra demão de tinta, pergunte a um funileiro (eu trabalhei 1 ano em funilaria, quando vi o pessoal lixando o que tinha sido pintado, achei que eles estavam ficando loucos, mas é esse o procedimento). Essa pintura é automotiva, para roads ou speeds que não batem em troncos e não batem tantas pedras, dura bem mais que no caso das mountain bikes. Mas deve-se ter mais cuidado com esse tipo de pintura, pois risca fácil. Tome cuidado ao montar as peças no quadro para não riscar a pintura. Tem também as pinturas eletrostáticas (que são usadas em algumas fábricas de peças metálicas), onde as peças são pintadas em fornos e que ficam muito legais e não riscam como as automotivas, custa por aqui no interior de SP, em torno de uns 20 reais, pintura pronta (você deve entregar o quadro preparado para pintar). É igual a pintura que você vê nas bicicletas Caloi ou Sundown, são bem resistentes. Espero que de alguma forma eu tenha ajudado a aqueles que gostam de ver a bicicleta mesmo antiga, sempre com cara de nova.
Márcio Fabiano Negri Galo - Administrador de Empresas e Consultor em Comércio Exterior Mountain Biker Amador e Cicloturista. Sertãozinho - SP |