por Rodrigo Telles -
Andar de bicicleta em rodovias ou estradas movimentadas requer certos cuidados para garantir a segurança. O primeiro conselho é: evite-as. Porém, isso nem sempre é possível. Às vezes, acabamos tendo que enfrentar algum trecho de estradão para chegar a uma estrada menor, mais tranqüila (e quase sempre mais bonita).
O mais importante: nunca pedale na contra-mão. Segundo o Código Brasileiro de Trânsito, a bicicleta é um veículo como os outros e portanto deve andar na mão correta. E essa lei tem razão de ser: bicicletas andando na contra-mão, mesmo que no acostamento, podem causar uma confusão momentânea nos motoristas e gerar um risco de acidente.
Ao pedalar em grupo, mantenha sempre fila indiana. Lembre-se que, em eventualidades, o acostamento pode ser utilizado pelos carros em movimento também. Por isso procure ficar o mais à direita que for possível.
Preste muita atenção em situações em que o espaço da pista pode ficar pequeno, principalmente em estradas de mão dupla. Alguns exemplos destas situações são, veículos em ultrapassagem, caminhões se cruzando em sentido contrário, pontes ou buracos na pista. Nestas ocasiões é muito comum o motorista ignorar o ciclista.
Cuidado também nos trechos de estrada em que a visibilidade dos motoristas é restrita. Em curvas fechadas ou subidas seguidas de descidas, por exemplo, o motorista não sabe se vem algum veículo no sentido contrário e por isso, não pode mudar de pista para manter distância dos ciclistas.
E por último, seja visível. Vista roupas claras e use refletivos na bicicleta. Sinalize sempre suas intenções apontando com os braços suas mudanças de direção.
Dicas
- Para as leis de trânsito, vale o jargão Respeite para ser Respeitado.
- Use sempre o capacete, além de mais protegido você será mais visível e respeitado pelos motoristas.