por Rodrigo Telles
Às vezes dói o joelho só de ver as pessoas andando de bicicleta na rua com o selim (banco) lá em baixo. Muita gente que ainda não tem muita experiência com bicicleta acaba deixando o banco numa posição muito abaixo da indicada. Qual o problema?
O problema é que nosso joelho não foi feito para trabalhar sob esforço na posição dobrada. Mas isso até não tem tanta importância se estamos tratando de um ciclista eventual (aquele que só dá umas voltas de fim de semana). Porém se começamos a pedalar com mais freqüência e principalmente se estamos pensando numa viagem de bicicleta, aí temos que aprender direitinho a posição do selim.
Sente-se na bicicleta e coloque os pés no pedal (use uma parede para se apoiar). Para que a medida seja mais precisa, apóie no pedal a parte de trás do pé, próximo ao calcanhar. Deixando um dos pedais na posição mais baixa possível sua perna deve estar quase totalmente esticada.
Mas tome cuidado para não deixar o banco alto demais. Pedale um pouco. Você não deve rebolar enquanto pedala. Isso também pode ser prejudicial. Pode gerar assaduras por causa do atrito com o selim ou dores nas costas devido aos movimentos laterais do quadril.
Agora, com o banco na posição certa, o ciclista tem que sair do banco para alcançar o pé no chão. Isso é normal e não é difícil de se acostumar.
Por fim uma dica de quem já teve problemas: tome muito cuidado com os joelhos, pois quem os estraga uma vez, dificilmente volta a tê-los 100% de novo.