Ninguém discute a importância de manter-se hidratado durante a prática de atividades físicas. Principalmente quando se trata de atividades que se repetem ao longo de várias horas e vários dias. Portanto, como carregar tanta água (às vezes para um ou dois dias), passa a ser um problema a ser pensado com cuidado.
A água deve ficar em lugar mais acessível possível. É muito normal deixarmos de tomar água por um pouco de preguiça ou por puro esquecimento, quando esta não está ao alcance das mãos.
Portanto use e abuse das caramanholas (garrafinhas plásticas que podem ser acopladas ao quadro da bicicleta por meio de um suporte). As posições mais comuns para afixá-las são dentro daquele triângulo formado pelos tubos do quadro. Mas dá também para colocar do lado de fora, uma embaixo, próximo à roda dianteira e outra atrás, próximo à roda traseira (nem todas as bicicletas têm espaço suficiente para esta última). Outra opção é: no garfo, uma de cada lado da roda.
Uma maneira de se carregar bastante água, são as garrafas PET de dois litros. Com certeza são uma boa solução para armazenar a água, você pode guardá-la dentro dos alforjes onde ficarão mais frescas. Existem também alguns suportes que são para estas garrafas maiores, ficam no mesmo lugar da caramanhola. Mas é sempre bom ter uma caramanhola de tamanho normal, porque ela é mais leve e fácil de ser retirada para beber água durante a pedalada.
Dicas
Utilize caramanholas que possuem uma tampinha recobrindo o bico. Assim você evita de colocar a boca em contato com a poeira e o barro toda vez que for beber água.
Os suportes de alumínio são leves e bem mais resistentes que os de plástico.
As bolsas de água tipo mochila de hidratação são viáveis apenas para pequenos trajetos, já que qualquer coisa pendurada nas costas depois de muitas horas se torna incômoda, por isso a maioria dos cicloturistas em longas viagens não as utiliza. Também porque a limpeza do recipiente e mangueira são são mais difíceis que de uma caramanhola.