Poucas coisas combinam tão pouco com viagem de bicicleta quanto a chuva. Talvez só a neve congelada ou uma subida interminável de paralelepípedos. Fica difícil escolher um percurso que escape das águas do verão. O Pantanal nesta época está transbordando, chove também nos Parques Nacionais da região serrana do Sul do País. Outros bons destinos, como Minas Gerais e litoral de São Paulo e Rio de Janeiro também estão sob as águas. Mas felizmente há opções menos molhadas. Uma delas é a belíssima Serra da Capivara, no Piauí. Está certo que é estação chuvosa por lá também, mas não chega aos níveis das outras regiões (são aproximadamente 300mm entre dezembro e março). Além disso, a chuva propicia uma benção que é ver a caatinga verdejando e florescendo toda de uma vez.
Partindo de São Raimundo Nonato, já de bicicleta, chega-se a um vilarejo com um bom local para acampar. Este vilarejo, Sítio do Mocó, fica na entrada do Parque Nacional da Serra da Capivara. Assim, é possível fazer um ponto de apoio aqui, a partir do qual se pode conhecer os principais atrativos com a bicicleta vazia.
Há diversas estradinhas de terra dentro e ao redor do Parque. A partir delas chega-se às trilhas (que são percorridas a pé, nunca de bicicleta) que levam à principal atração do local: os Sítios Arqueológicos. Pinturas rupestres escondidas em tocas nas montanhas e cânions transportam nossa imaginação ao dia a dia dos primeiros grupos humanos que ali habitaram. As pinturas são impressionantemente realistas e mostram cenas de atividades em grupo como rituais religiosos, caça (de animais gigantes já extintos) e sexo (!).
Além do interesse arqueológico, a Serra da Capivara oferece paisagens magníficas, que merecem ser desfrutadas calmamente de bicicleta. Mas leve tudo que for precisar em termos de equipamentos e acessórios. Pouca coisa pode ser encontrada por lá.
É necessário ser acompanhado por um guia local para visitar o Parque Nacional. Alguns deles já tem acompanhado (também de bicicleta) os cicloturistas. Procure no posto dos guias da cidade de São Raimundo Nonato.
Dica: Não deixe de visitar (de bicicleta, é claro) o Museu do Homem Americano, próximo a São Raimundo Nonato; e a fábrica de cerâmica próximo ao Sítio do Mocó.
Relato completo - Arqueologia no Sertão: Serra da Capivara (PI) - História e Beleza