Se você está querendo trocar aquela sua bicicleta simples por uma um pouquinho melhor, a primeira dica é: pesquise bastante. Os preços costumam variar muito de loja para loja.
A próxima dica é com relação a comprar uma bicicleta pronta ou montar uma. Ao montar, você pode escolher as peças que satisfaçam as suas necessidades. Note que quando falamos em montar não estamos nos referindo necessariamente à montagem física, mas sim à escolha da configuração da bicicleta. A montagem final pode ser feita pelo mecânico da loja.
Mas por que não comprar uma bicicleta já pronta da loja? Bom, o que acontece é que geralmente quando você procura uma bicicleta um pouquinho melhor, o que você acaba encontrando é um quadro de marca (que geralmente é bom) com peças mecânicas de menor qualidade. Por que isso?
Os fabricantes e os lojistas sabem que a maioria das pessoas não conhece muito bem as categorias das peças de bicicleta. Não é todo mundo que sabe que a Shimano, por exemplo, tem diversas linhas de qualidade, desde o ótimo até o ruim, com preços correspondentes. Assim, colocam um quadro que chama a atenção pela marca e colocam as outras peças ruins para conseguir reduzir o preço.
Para fazer uma viagem de bicicleta, não há a necessidade de investir tanto dinheiro num quadro. O melhor é que todas as peças tenham mais ou menos o mesmo padrão de qualidade, um padrão em que você possa confiar. Assim, antes de sair comprando, pesquise muito bem a qualidade das peças que irão te acompanhar por um bom tempo nas suas pedaladas.