A corrente é uma das partes da bicicleta que sofre maior tensão e atrito ao mesmo tempo. Por isso, ela está sempre sujeita a um maior desgaste, ou mesmo a não agüentar o esforço e se romper.
A primeira providência para se evitar o atrito entre os elos é manter a corrente sempre lubrificada. Porém não exagere. Coloque o mínimo de óleo possível para a corrente parar de ranger (menos de uma gota por elo). Isto, porque ao mesmo tempo em que o óleo lubrifica, ele também junta poeira e areia fina, que acabam aumentando o atrito e o desgaste (por este motivo nunca use graxa). Após aplicar o óleo gire a corrente algumas vezes para espalhar bem, depois passe um pano limpo (que não solte fiapos) para retirar o excesso.
Os lubrificantes específicos para bicicleta em geral são bons, mas mais caros (tipo FinishLine). Uma opção que costumamos usar é misturar dois tipos de óleo mineral, um mais fino e outro mais grosso, atingindo a viscosidade ideal para cada tipo de terreno que vamos pedalar. Para pedalar no asfalto ou areia fina deixamos o óleo mais fino, para pedalar no barro deixamos mais grosso. O fino pode ser de máquina (tipo Singer) facilmente encontrado para comprar e o grosso pode ser de fluido de direção hidráulica (ou até óleo de motor de carro), que você pode pedir em postos de gasolina.
Por fim, mantenha a corrente limpa. Se puder, ao final do dia de pedalada passe um pano para retirar o óleo velho com a sujeira e utilize uma escova se for necessário. Em viagens de mais de uma semana ou duas, passando por terra ou areia, é necessário limpá-la utilizando detergente ou em último caso gasolina ou querosene. Dissolva todo óleo e limpe bem com uma escovinha. Depois de deixar secar e lubrifique novamente.