ENCONTRO DE CICLOTURISMO DE NITERÓI 2014
Pela primeira vez, Niterói promove um Encontro de Cicloturismo. Iniciativa idealizada pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e realizada em conjunto com o programa Niterói de Bicicleta, com o apoio da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, o evento foi realizado nos dias 24 e 25 de maio.
Apesar do tempo chuvoso e do frio que fez em Niterói no final de semana do Encontro de Cicloturismo, quem estava no auditório do MAC - Museu de Arte Contemporânea sentiu um clima bem diferente. Localizado em um dos mais exuberantes pontos da cidade, com vista privilegiada para o Rio de Janeiro, o MAC foi o palco do evento realizado pelo Clube de Cicloturismo do Brasil e Prefeitura de Niterói. Com o apoio Programa Niterói de Bicicleta, Fecierj - Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro e MAC de Niterói o encontro foi considerado por todos um grande sucesso. Sem dúvida, um evento pra ficar marcado no calendário do Estado do Rio de Janeiro e que tem tudo para crescer a cada ano.
Foram dois dias de muita energia, troca de experiências, vivências de sonhos e realizações. Além é claro da confraternização de pessoas amantes do Cicloturismo.
No sábado, Rodrigo Telles e Eliana Garcia (Clube de Cicloturismo do Brasil), e Argus Caruso (Programa Niterói de Bicicleta) fizeram a abertura do evento com o tema "O que é Cicloturismo". Vale lembrar que o evento marca início de um novo elo do Clube de Cicloturismo do Brasil no estado do Rio de Janeiro com a proposta de realização de vários eventos para incentivo do Cicloturismo em nosso país.
Argus Caruso, que deu a volta ao mundo de bicicleta, atualmente trabalha para prefeitura de Niterói, com o objetivo de promover e incentivar o uso da bicicleta através do planejamento da mobilidade urbana para a cidade. Para isso conta também com o apoio de movimentos locais e ONGs. Ambos estão chacoalhando a cidade com passeios de bicicleta e a implantação do sistema de ciclofaixas, ciclovias e campanha educativas no trânsito.
Em seguida o tema foi "Cicloturismo no Estado do Rio de Janeiro" onde Ricardo Lage (ACICAF - Cabo Frio), Robson e Ramon (Ciclo Macacu), Horácio Junior (Via Pedal) e Rodrigo Lima (Fecierj – Sta. Maria Madalena), traçaram um panorama do crescimento do cicloturismo no Estado através de seus próprios sonhos e de suas iniciativas para incentivar outras pessoas a utilizarem a bicicleta para conhecer a região e outros lugares através do cicloturismo.
No período da tarde o tema abordado certamente mexeu com os sentimentos de todos os participantes. O sonho de realizar uma grande cicloviagem é praticamente o desejo de todo cicloturista. Por isso toda a atenção foi voltada para os depoimentos de dois cicloturistas. O primeiro a falar foi Leonardo Soares com sua viagem de bicicleta pela América do Sul. Carismático e com muita empolgação, “Léo” contou suas experiências pela América do Sul e toda emoção envolvida numa viagem.
Em seguida, Arthur Simões, que deu a volta ao mundo com sua bicicleta, viagem, aliás, que deu origem ao livro "O mundo ao lado", em sua segunda edição, fez um relato divertido e com muita emoção sobre os momentos marcantes da sua volta ao mundo. Um cicloturista leve, espontâneo e verdadeiro, Arthur levou todos a refletirem sobre muitos aspectos do comportamento humano através de um paralelo com sua viagem.
Para encerrar o dia, um Pedal Sonoro ao som do "The Doors", pelas ruas de Niterói. Essa pedalada é feita sempre ao som de um grupo ou músico escolhido e percorre trechos da cidade levando toda cultura e mensagem que as bicicletas podem carregar. A pedalada contou com a presença de muitos ciclistas do evento e pessoas da cidade que ao longo do percurso se juntavam à massa ciclística.
Domingo, novamente Rodrigo Teles, Eliana Garcia e Leonardo Soares iniciaram a programação, mas dessa vez de uma forma diferente. Eles tiravam dos seus alforjes todo o equipamento de uma viagem de bicicleta e explicavam a utilidade de cada um deles. Em seguida Rodrigo e Eliana fizeram uma demonstração de como embalar uma bicicleta para viagem num "mala bike".
Logo após aconteceu uma das apresentações mais esperadas do evento, Antônio Olinto e Rafaela Asprino apresentaram um maravilhoso vídeo da recente viagem que fizeram pelos himalaias indianos. O vídeo "LADAKH, O PEQUENO TIBETE" emocionou a todos com cada cena da viagem. Os dois são especialistas na forma de registrar suas imagens. Uma aventura de tirar o fôlego e de superação pessoal, que certamente despertou no coração de cada um o desejo de realizar o sonho daquela viagem que todos nós trazemos dentro da gente.
Para encerrar o evento, após o almoço um último passeio de bicicleta por Niterói até a Fortaleza de Santa Cruz, de onde temos uma belíssima vista de frente ao Pão de Açúcar.
Como disse no início, apesar do clima frio, quem esteve no MAC sentiu a alma aquecida pelo calor humano num final de semana mágico.
Parabéns aos organizadores, voluntários, apoiadores e ao público presente.
Para se informar mais sobre cicloturismo e participar de outros eventos do Clube de Cicloturismo acesse www.clubedecicloturismo.com.br
20140500encontroniteroirj
Museu de Arte Contemporânea de Niterói/RJ e participantes do Encontro
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/1.jpg
Credenciais do encontro...
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/2.jpg
Palestra "Viajando de bike - O que levar?". Por: Léo Carvalho, Eliana Garcia e Rodrigo Telles
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/3.jpg
Vista de Niterói na sacada do MAC desenhado por Oscar Niemeyer
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/4.jpg
Niterói e Rio de Janeiro...
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/5.jpg
Rafaela Asprino e Antonio Olinto contando da viagem pelos himalaias indianos e apresentando o video "LADAKH, O PEQUENO TIBETE"
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/6.jpg
Concentração para o Pedal Sonoro
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/7.JPG
Descontração para o Pedal Sonoro
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/8.JPG
Eliana Garcia pronta para o pedal urbano
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/9.JPG
A RUA É SEMPRE DE TODOS NÓS!!!
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/10.jpg
Último passeio de bicicleta por Niterói até a Fortaleza de Santa Cruz
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/11.JPG
MAC pela noite... Lindo desenho de Niemeyer
http://www.clubedecicloturismo.com.br/images/eventos/20140500encontrodeniteroirj/12.JPG
LOCAL
O local escolhido é o emblemático e turístico Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC – do grande arquiteto Oscar Niemeyer. Com seu célebre formato de disco voador, o museu compõe uma paisagem privilegiada, às margens da Baía da Guanabara.
ACESSO
Para quem chega de bicicleta, há uma ciclovia passando na porta do museu e paraciclos serão instalados até a data do evento.
Para quem vem de ônibus, do terminal sai a linha 47B, que passa pelo Plaza e deixa na porta do MAC.
Vindo do Rio, o jeito mais simples, prático e integrado ao evento é pedalar até a praça XV e atravessar a baía de barca. As barcas saem a cada 30 minutos, levam 15-20 minutos para atravessar e não cobram nada a mais para fazer a travessia com a bicicleta, somente a passagem normal (R$ 4,50 ou R$3,20 com bilhete único). Descendo na estação Araribóia, em Niterói, é só seguir à direita pela orla até o MAC, uma pedalada de menos de 10 minutos.
Outra opção é pegar os ônibus das empresas 1001 e Garcia, que atravessam a ponte e deixam a menos de 5 minutos caminhando do MAC. Há também o ônibus 100, que sai da praça XV. Este tem o ponto final no terminal de Niterói, de onde sai o 47B, que em 10 ou 15 minutos está no MAC.
Para quem vem de carro, ao final da Ponte, seguir a saída das placas Centro/Icaraí (segunda da direita para a esquerda) e depois entrar à direita na Rua Miguel de Frias (em uma bifurcação com um posto Petrobrás no meio. Seguir a orla até o MAC.
Da Rodoviária de Niterói até o MAC é fácil ir pedalando pela rua Barão do Amazonas, passando no centro de Niterói.
Realização: Clube de Cicloturismo do Brasil e Niterói de Bicicleta
Apoio: Prefeitura de Niterói, MAC Niterói e FECIERJ
SÁBADO - 24 de maio
DOMINGO - 25 de maio
Realização: |