9º Encontro Nacional de Cicloturismo

Quando e Onde Foi: Jaguara - Sacramento - 9 a 12 de outubro de 2010
Número de Participantes: 100
Faixa Etária: de 6 meses a 68 anos
Perfil do Público: desde ciclistas de final de semana a cicloturistas que já pedalaram por diversas partes do mundo.
Organização: Clube de Cicloturismo do Brasil Apoio: Parque Náutico Jaguara

texto Elias Paniago - www.pikidatrilha.blogspot.com

No Parque Náutico de Jaguara, no município mineiro de Sacramento, os pontos convergentes provocaram o alinhamento das vontades libertárias, que completas e no pleno gozo de seu livre arbítrio se reuniram nos limites das terras mineirosas para algo que superou as expectativas de um simples encontro.

Aquelas mentes plurais e pensativas magnetizaram seus neurônios num big bang de potência inimaginável que culminou na expansão concretizada de suas superiores vontades aventureiras.

A causa inicial e necessária era diversa entre os elementos, mas de uma maneira ou de outra existia traço comum naquela comunhão entre os fraternos. Sorrisos, abraços e reencontros com quem nem conhecíamos não gerou qualquer estranheza, pois parece que nos sabíamos antigos pares desde antes da fundação do universo. As preocupações semânticas e outras incontáveis definições do cotidiano nos escaparam, pois a rotulagem se mostrou completamente dispensável. Tão únicos e tão diversos, mas tão coesamente indistinguíveis como o purê que antes foi batata.

As ilustres personalidades presentes no Encontro Nacional nos marcaram e figurarão para sempre nas imagens clicadas nas páginas de nossa história. Causos inusitados e experiências enriquecedoras, compartilhadas em segredo e aos quatro ventos, inspiraram os que chegam agora para conhecer os magnéticos encantamentos do mundo cicloturístico. As gargalhadas ecoaram sobre o espelho d’água do lago formado pela Barragem de Jaguara, e olhos estatelados e ouvidos atentos mergulharam de cabeça nas narrativas de quem já tem muita história pra contar.

O aventureiro cicloturista é o contínuo aprendiz do que é despojar-se do desnecessário. As quilometragens acumuladas e as horas pedaladas se tornam só meros detalhes, pois o saber contemplar o que está ao redor, as vivências e convivências do caminho, essas sim, se tornam valiosas.

À sua passagem, quanta admiração. Muitos suspiram e revelam seus sonhos secretos de também fazer algo semelhante. Querem cortar as amarras e se desvencilhar da escravizante rotina do cotidiano, mas tomar a decisão de partir, e realmente partir, é tão difícil. A “simples” escolha de ficar ou ir faz toda a diferença.

Às vezes, se é como náufrago solitário numa ilha distante, só se tem o caminho e o horizonte por companhia enquanto o vento e o cantar dos pássaros embalam sua cadência. A mente viaja, flutua nos pensamentos e quase que se desmaterializa numa meditação intuitiva. O olhar mais aguçado agora percebe o antes imperceptível, e naquele instante sente o poder harmônico do realmente ser diante do somente ter. Filosofa a vida num longo papo com sua bicicleta e descobre que é preciso tão pouco para viver. A experiência desse poder e capacidade para decidir seu caminho o leva à compreensão profunda da liberdade que lhe comove e renova a alma.

Os dias e meses se passam e surge uma nova pessoa. Estar imerso nessa nova dimensão transformou significantes e significados. Histórias compartilhadas. Novas amizades construídas. O cicloturista deixa seu rastro de inspiração por onde passa refletindo uma atitude provocadora do pensamento. Não importa o equipamento. Não importa a distância. Não importa o tempo. Podemos escolher o destino. Podemos escolher o caminho. Mas o mais importante é ter o poder de poder IR! Cicloturistear é experiência além da imaginação. É a possibilidade de descobrir que as sonhadas utopias são mais factíveis que o mundo das pseudo realidades...

Eliana Garcia, Rodrigo Telles, Walter Magalhães e todos aqueles que nos inspiram com suas especiais experiências; Obrigado por nos revelar esse mundo espetacular. VIVA O CICLOTURISMO!

Abaixo a lista de temas abordados:

"MANUTENÇÃO DA BICICLETA EM VIAGEM" por Fábio Eduardo da Silva "ORIGEM E EVOLUÇÃO DE UM CASAL DE CICLISTAS" por Roberto Cruz e Angela Sibinel "FOTOGRAFIA PARA VIAJANTES" por Walter Magalhães "AMERICA LATINA - PROJETO BICICLETA PELO MUNDO" por Rafael Limaverde "BICICLETA VIROU NEGÓCIO" por Thais de Lima "NOVA ZELÂNDIA: O SONHO DE UMA VIAGEM DE BICICLETA" por Paulo Roberto Cunha "DICAS, MACETES E SEGREDOS PARA UMA BOA VIAGEM DE BICICLETA" por Eliana Garcia e Rodrigo Telles

Ouça a entrevista sobre o encontro na rádio Eldorado FM São Paulo: Clique aqui - entrevista

Vídeo por Elias Paniago:

Organização:

Veja outras fotos dos participantes:

Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura 09 a 12 de outubro de 2010 - Sacramento - MG