Circuito Vale Europeu

CIRCUITO VALE EUROPEU primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo

Este é o primeiro roteiro brasileiro planejado para o cicloturismo. São 350km de estradas de terra tranqüilas e agradáveis passando por pequenas cidades e vilarejos que tiveram origem na colonização européia. A viagem no circuito pode ser planejada e executada por cada viajante da maneira que lhe for mais conveniente, mas são sugeridos sete dias (ou mais) para que se desfrute o máximo possível do caminho.

A motivação para a implantação deste roteiro foi a criação de um trajeto rico em natureza e cultura, e ao mesmo tempo com pontos de apoio, estrutura e sinalização para que cicloturistas iniciantes ou experientes possam pedalar com tranqüilidade. Esta iniciativa inédita no país surgiu de uma parceria entre o Clube de Cicloturismo do Brasil e um convênio de 9 municípios: Timbó, Pomerode, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrino, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna. Para obter informações sobre hospedagem e alimentação durante o percurso entre em contato com a Associação Vale das Águas.

A retirada do passaporte e do certificado deverá ser feito na cidade de Timbó.

Ponto de Apoio/Partida - Thapyoka Restaurante: Av. Getúlio Vargas, 201 - Centro, Fone: (47) 3382-0198
Ponto de Apoio - Timbó Park Hotel: Rua Blumenau, 141, Centro, Fone: (47) 3281-0700
Páginas internet do Circuito: www.circuitovaleeuropeu.com.br e http://cicloturismo.circuitovaleeuropeu.com.br/
Contatos com o Circuito:
- E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.">
- Fone: (47) 9.8416-5544 - Arlete
CIMVI (Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí): http://cimvi.sc.gov.br/

No Carnaval de 2008 foi realizado o Velotour Vale Europeu uma grande viagem pelo circuito com cerca de 50 cicloturistas autônomos.
Veja o vídeo, fotos e o relato

Nas próximas páginas você verá as informações detalhadas sobre cada etapa do percurso, além de fotos e dicas importantes sobre o Circuito Vale Europeu.

A região onde passa o Circuito possui belíssimas paisagens e uma natureza bem preservada, com muitas áreas de Mata Atlântica ainda intocadas. Nas partes mais altas há também as imponentes araucárias, típicas do Sul do Brasil. A presença da água é um dos destaques deste roteiro, além de ser uma das áreas com maior concentração de nascentes do país, são inúmeras cachoeiras, rios e riachos pelo caminho. Outro aspecto interessante do Circuito é a marca da cultura européia que se manifesta fortemente nos hábitos e tradições da população. A imigração, inicialmente alemã, seguida da italiana, é visível em muitos aspectos como a arquitetura, a gastronomia, a música e os esportes.

Durante as pedaladas, o cicloturista poderá, por exemplo, observar a arquitetura Enxaimel, proveniente do sul da Alemanha, provar vinhos e queijos produzidos com a tradição italiana e entrar em contato com o modo de vida simples e tranqüilo das pessoas do campo. A tradição do ciclismo é também um dos traços da cultura local. Diariamente, famílias inteiras utilizam a bicicleta como meio de transporte. Por isso, o cicloturista é encarado com muita naturalidade e encontra uma ótima receptividade. Além do Circuito a ser percorrido de bicicleta, a região possui diversas opções e infra-estrutura turística para a prática de outros esportes de aventura, como rafting, rapel e caminhadas.

Informações:
Circuito Vale Europeu