Últimos artigos: Mecânica

Utilize corretamente as marchas de sua bicicleta

Publicado em Mecânica em 26 Agosto 2004.
por Rodrigo Telles - O atual sistema de transmissão da força de tração na bicicleta sempre foi um dos maiores motivos de preocupação dos cicloturistas durante as viagens. Costumamos pensar na corrente de transmissão como uma simples peça da bicicleta, e muitas vezes nos esquecemos que ela...

Câmbio Automático para bicicletas

Publicado em Mecânica em 13 Agosto 2003.
Uma bicicleta que muda de marcha sozinha. Este foi o resultado de um concurso de criatividade para docentes (Concrid) realizado pelo Senai de Santa Catarina em novembro de 2002. Pode-se dizer a grosso modo que se trata de uma coroa que muda de diâmetro. Na verdade, não é exatamente uma coroa. O dispositivo...

A Matemática da Bicicleta

Publicado em Mecânica em 24 Outubro 2002.
Houve um tempo em que a bicicleta era conhecida popularmente como "agitador de ossos". Levando-se em consideração que no passado as bicicletas eram feitas inteiramente de madeira e o calçamento das ruas de pedra, o apelido é perfeitamente compreensível. Além do desconforto sugerido pelo seu apelido,...

Que ferramentas levar numa viagem de bicicleta

Publicado em Mecânica em 20 Fevereiro 2002.
Mesmo que você vá fazer apenas um passeio de um dia, deve levar algumas ferramentas básicas e um kit de reparo de pneus. Mas se sua viagem passar por lugares isolados, vá prevenido. Leve mais ferramentas e peças de reposição. O mesmo vale caso sua bicicleta seja muito velha ou muito nova também...

Cuidados com o barro no freio

Publicado em Mecânica em 05 Fevereiro 2002.
Para o cicloturismo optamos pelo uso de freios tipo V-Brake por serem de mais simples que os freios a disco. Mas é necessário alguns cuidados. Isto porque, normalmente durante uma viagem mais longa, o contínuo desgaste dos aros pode culminar em problemas. Sempre que passar por lugares de muito...

Cuide da corrente da bicicleta

Publicado em Mecânica em 14 Setembro 2001.
A corrente é uma das partes da bicicleta que sofre maior tensão e atrito ao mesmo tempo. Por isso, ela está sempre sujeita a um maior desgaste, ou mesmo a não agüentar o esforço e se romper. A primeira providência para se evitar o atrito entre os elos é manter a corrente sempre lubrificada...
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