Expedição Titicaca: Achacachi

Velejando na Bicicleta - (01 de agosto).

Surpresa! Um trecho de asfalto que não estava no mapa. Em Ancoraimes, o único alojamento estava fechado (graças a Deus, porque já estávamos meio traumatizados - ver diário anterior) e fomos muito bem recebidos na paróquia da igreja. Estes trechos deste lado (norte) do lago tem sido muito lindos. Ficamos algum tempo afastados do lago (no meio dos morros), mas depois o vemos por cima.

No dia seguinte demoramos para sair e quando o vento contra nos apanhou pensamos que não íamos conseguir chegar a Achacachi. Mas de repente, a estrada fez uma curva e virou na direção do vento.

Nossa! Foi uma delícia! Se quiséssemos teríamos ficado 14km sem pedalar. O vento praticamente nos carregava. Depois começamos a fazer uma espécie de vela segurando o casaco com o braço esticado. Dava para pegar uns 28km/h sem se mexer. E a estrada era uma reta única até a cidade. Só alegria!

A cidade tem bastante comércio. Isto significa: bastante barraquinhas na rua. Chegamos durante a feira de domingo. Estava parecendo aqueles mercados que a gente vê nos filmes da Índia e do Oriente Médio. Ficamos num quartinho na casa de uma senhora velhinha muito simpática, mas que não falava uma palavra de espanhol. Ela não estava muito preocupada com este fato e conversava conosco normalmente, em Aymara. De vez em quando respondíamos em português, só para não quebrar o diálogo.


Expedição Titicaca: Escoma
 Expedição Titicaca
Expedição Titicaca: Llampu