A cidade é bonitinha; foi lá que filmaram o Alto da Compadecida. A fazenda do Pai Mateus possui algumas pinturas rupestres. Mas quem já passou pela Serra da Capivara não vai se impressionar tanto com elas. No entanto, impossível não se impressionar com as pedras do lugar. Nunca tinha visto nenhuma formação geológica parecida com estas. Algumas pareciam umas pipocas gigantes arredondadas, outras balas Soft retorcidas.
Porém a mais impressionante delas (ciclistas são suspeitos para falar) é a pedra do capacete. Um capacete de pedra de uns três metros de altura. Além de pinturas pré-históricas, existem ali marcas de um tempo um pouco mais recente. São muretas de pedras, fechando as passagens de vento e algumas mesas e bancos também de pedra. A lenda diz que os cangaceiros se utilizaram deste lugar para se abrigar.
É interessante como num lugar tão deserto, longe de igrejas, construções antigas ou museus é possível sentir a História no ar. Por que será que algumas casquinhas de pedra abrigam tanta História?
Talvez porque o ser humano se sentisse indefeso diante da natureza e procurasse abrigo nela própria. Mas hoje em dia, o ser humano aprendeu a construir suas próprias casquinhas de pedra e se isola nelas. Não sente mais a natureza. E não vai a ela nem mesmo para conhecê-la.
Serra da Capivara (PI) - História e Beleza Serra das Confusões (PI) - Travessia Selvagem Sousa (PB) - Vale dos Dinossauros Cabaceiras (PB) - De Bicicleta dentro do Capacete |