14º Encontro Nacional de Cicloturismo

Realizado nos municípios de Campos do Jordão - SP e Piranguçú - MG entre 4 e 7 de junho de 2015. Foram 102 participantes.

- Acabou!
Com uma sensação estranha no peito, foi essa a primeira palavra que usei para dar início ao encerramento do 14º. Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, no último dia do evento. Essa sensação estranha sempre acontece depois de dias convivendo com pessoas unidas pela mesma energia e sintonia. Passamos o ano inteiro aguardando o encontro e ele passa tão rápido. Por isso é triste quando amanhece o domingo e sentimos essa sensação de “fim de festa”.

Realizado no Espaço Araucária, em Campos do Jordão (SP), o Encontro Nacional de Cicloturismo é o maior evento sobre cicloturismo do Brasil. Um evento em que muitos participantes aguardam o ano inteiro pelo seu acontecimento. Sabem ou já ouviram falar da mágica energia emanada durante o feriado prolongado, no início do inverno, em meio à natureza, onde a bicicleta é o “fio condutor” da realização de sonhos e liberdade.

Não importa se você é um iniciante ou cicloturista experiente, esses sentimentos estão nos corações de cada um de nós. O encontro é uma bela oportunidade de conhecer sonhos que foram realizados e que certamente servirão como um grande estímulo para os nossos próprios sonhos... Sonhos que um dia também ganharão vida e terão sua hora de desafio, superação e realização.

Às vezes penso que o encontro é uma espécie de “Corrente do Bem da aventura”... Silenciosamente vai mexendo com a gente por dentro, causando uma inquietude e quando a gente percebe estamos com uma vontade de ganhar o mundo... Sentir aquela verdadeira felicidade trazida pelo vento no rosto sem deixar de lado sua responsabilidade. E depois quem sabe um dia, contar tudo para outra pessoa e alimentar os sonhos dela. Essa é a tal corrente a que me refiro. Acho que acontece quando menos esperamos.

Não preciso dizer o quanto foi especial esse encontro. Quem esteve lá sabe do que estou falando. Quem aí não se emocionou em algum momento ao ouvir alguma das histórias contadas por algum palestrante? Ah! Acredito que aquele famoso cisco deve ter caído nos olhos de muita gente. E aquele passeio de bicicleta cheio de subidas para chegar até a belíssima Pedra do Baú... Todos pedalando juntos, cheios de alegria e muitas risadas. Será que alguém ganhou o troféu Jacu! Acho que não, né? De qualquer forma esse passeio foi verdadeiramente sensacional.

Então só temos a agradecer a todos pela participação. Muito obrigado a cada palestrante que saiu de algum lugar do Brasil para chegar até lá e nos fazer sorrir e emocionar com suas histórias resumidas num curto espaço de tempo. O que dizer do empenho do nosso amigo André Fatini, que de muito longe nos contagiou com sua alegria e imagens de uma aventura de tirar o nosso fôlego. Pena que a tecnologia nos pregou uma peça. Mas nem por isso tirou o brilho de um momento mágico como esse.
Agradecemos também a presença de todos que deixaram outros interesses pessoais para estar lá com a gente. Toda essa energia e emoção foram trazidas por cada um de vocês.

Afinal como disse o Rodrigo, o encontro é feito para todos vocês. A Eliana, Rodrigo, FES, Raphael, Marcelo, André, Ana, Philipe, Beto e eu, ficamos imensamente felizes pelo trabalho realizado por essa nossa equipe de voluntários. Por isso um agradecimento pela dedicação dada por cada um de nós.

E voltando novamente ao que dizia sobre o encerramento. Havia dito também que o Encontro de Cicloturismo é como se fosse a nossa segunda casa. Um lugar onde uma vez por ano reunimos nossa família para uma grande celebração e esse ano não foi diferente. Espero que cada um tenha consigo esse sentimento e volte para sentir aquele “calorzinho” no próximo inverno.

Walter Magalhães / Clube de Cicloturismo

 

Temas das apresentações:

PALESTRA - 4 de junho - 14h
TOCANDO A VIDA SOBRE RODAS - EXPEDIÇÃO HANDGRINOS

Através de um relato emocionante e motivador, a palestra Expedição Handgrinos conta a história dos primeiros cadeirantes do Brasil a percorrerem o mítico Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Com planejamento todo sonho vira realidade! 

Evandro Bonocchi - Também conhecido e apresentado como “KIKO”, 39 anos, casado, ator profissional, Coach, palestrante motivacional com formação em PNL e estratégias em vendas. 
www.tocandoavidasobrerodas.com.br


PALESTRA - 4 de junho - 16h
NOS MEANDROS DO VELHO CHICO

Uma viagem "bicicleto-geográfica" pelas cidades do Rio São Francisco, da sua nascente à foz. Elemento fundamental na constituição da formação do território brasileiro, pelo ponto de vista da bicicleta, substituindo no tempo e no espaço a relação do bandeirante "conquistador" e seu cavalo pelo anseio de aprendizagem do viajante do séc. XXI e sua câmera fotográfica.

Philipe Branquinho – Mineiro de Poços de Caldas, vive em Campinas-SP de onde orquestrou e vem conduzindo sua vida dedicando-a aos prazeres da bicicleta e ao estudo da Geografia e Fotografia. Descobriu a possibilidade de explorar o mundo tendo como elo de contato entre o indivíduo e o meio, a bicicleta, e foi percorrer as cidades banhadas pelo Rio São Francisco, no projeto “Nos Meandros do Velho Chico” em 2013, ano que completou “25 anos de sonho e de sangue e de América do Sul”. www.facebook.com/NosMeandrosDoVelhoChico


FILME E LIVRO - 4 de junho - 20h30
HOMEM LIVRE - Exibição para convidados

O filme Homem Livre conta a experiência de um brasileiro que percorreu 50 mil quilômetros ao redor do mundo sobre uma bicicleta. O filme traz seus desafios, os encontros com pessoas de diferentes povos, culturas e tudo que ele viu, sentiu e viveu ao pedalar sozinho durante três anos, três meses e três dias por 59 países do Planeta Terra. Danilo também estará vendendo o livro que conta a história em detalhes.

Danilo Perrotti Machado - Administrador, fotógrafo e explorador, Danilo Perrotti Machado realizou uma Viagem ao redor do Mundo sobre uma bicicleta, pedalando 50 mil quilômetros por 59 países. Hoje dá palestras sobre sua experiência, produz conteúdo de viagem para tevê e é pai de dois filhos, Diana e David. www.homemlivre.com.br


DEBATE - 5 de junho - 14h
CIRCUITOS DE CICLOTURISMO EM SANTA CATARINA

Santa Catarina é o estado pioneiro no país em lançar roteiros oficiais de cicloturismo. Você já se perguntou como funciona um circuito de cicloturismo, o que há por trás deles, o que faz eles terem sucesso? Teremos um debate com a presença de representantes do Circuito Vale Europeu, Circuito Costa Verde e Mar e Circuito das Araucárias.

Cintia Kaestner Kopsch - proprietária e agente de viagens a 23 anos em Timbó/SC. Faz parte da Associação do Desenvolvimento do Turismo Ecológico no Vale do Itajaí - Vale das Águas e é integrante do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí. Atuante desde o início no Circuito do Cicloturismo no Vale Europeu e Iniciou no Cicloturismo em outubro de 2010. Desde lá, já fez várias ciclo viagens no Brasil, foi a Santiago de Compostela e se especializou em levar grupos de Bike da Alemanha até a Itália.www.circuitovaleeuropeu.com.br


 

Mario Bazan - ex-executivo de multi nacionais, bacharel em contábeis, pós graduado em direito tributário e MBA em finanças, hoje empresário no ramos de locações de imóveis, envolvido com a bicicleta desde 2006, realizou viagens de cicloturismo pelo mundo. Conselheiro e Coordenador do depto de Cicloturismo da ACBC - Associação de Ciclismo de Balneário Camboriú e Camboriú, responsável pelo projeto Costa Tour que produziu o filme: "É Verde, É Mar, É Pedalar... sobre o Circuito de Cicloturismo Costa Verde & Mar. www.facebook.com/costatourcicloturismo



Herberth Rafael Sprotte - é bacharel em Educação Física. Iniciou seu contato com o ciclismo em competições já na adolescia. Atleta de MTB desde 2002, é integrante da Associação São Bentense de Ciclomontanhismo – ASBCiclo desde 2011, onde realiza trabalhos com atletas Juvenis e Juniores. Foi Campeão Brasileiro de Mountain Bike Cross Country em 2012. Iniciou seu contato com o cicloturismo desde 2010, através do envolvimento com a iniciativa do Consórcio Intermunicipal Quiriri, no qual, atualmente, é o representante do Programa Circuito das Araucárias de Cicloturismo. circuitodasaraucarias.com.br


PALESTRA ONLINE - 5 de junho - 16h
CICLOAMÉRICA - DO ALASCA AO BRASIL

No encontro do ano passado André nos contou como foi seu primeiro ano de viagem do Alasca ao Brasil. Agora entre a Nicarágua e a Colômbia, ele ele fará outra palestra online, contando as novas histórias do segundo ano dessa aventura. Ao todo serão mais de 20.000 km pela Pan American Highway, desde Anchorage até a cidade de São Paulo. Um caminho com uma rica variedade de paisagens, culturas e história.

André Fatini - Professor de Física, realizou sua primeira cicloviagem aos 22 anos. Já pedalou pela Patagônia, o norte da Argentina e do Chile, além de contornar a ilha sul da Nova Zelândia. Durante todo ano de 2011 percorreu 15 países da Europa desenvolvendo o projeto "Etapa em 2 Rodas", que relaciona cicloturismo e educação de uma forma didática e contextualizada. Atualmente está realizando sua maior aventura, uma viagem de bicicleta do Alasca ao Brasil. www.planetapedal.com.br


FILME - 5 de junho 20h30
PEDALANDO COM OS ÍNDIOS - Documentário longa metragem

O filme conta a história da viagem de cerca de um ano e meio, com 12.000km pedalados, visitando e documentando o maior numero possível de etnias indígenas ao longo do caminho, registrando aspectos culturais e espirituais destes povos da nossa Ameríndia. Alem é claro de aspectos relacionados a uma viagem de bike de extremo baixo custo e autossuficiência.

Narbal Andriani Junior - Nasceu na cidade de Tijucas, SC. Em 1996, junto com mais dois amigos, concebeu o Projeto RACA (Rota Austral Chile Argentina). Uma viagem de bicicleta desde o norte do Chile, até o extremo sul do continente americano. Em 1999, realizou o Projeto Pedala Brasil por mais de 20 mil quilômetros passando nos parques nacionais brasileiros. Em 2006, nasce o Projeto Eurovias e a viagem pela África. Uma viagem de bicicleta de 35 mil quilômetros pedalados, 32 países percorridos em dois continentes. Christiane Mueller é natural de Blumenau, SC, fez o conhecido caminho peregrino de Santiago de Compostela, na Espanha. Depois foi a Machu Pichu, no Peru. Em 2005, idealiza, produz e apresenta o programa televisivo Intransit, transmitido em grande parte das emissoras do Vale do Itajaí. Baseado em experiências próprias da apresentadora com esportes radicais e de aventura, Intrasint foi ao ar em 14 episódios. www.pedalanarbal.com


FILME E LIVRO - 6 de junho - 20h30
TRANSPATAGÔNIA, FILME E LIVRO

Durante 6 meses Guilherme Cavallari percorreu toda a extensão da Patagônia e da Terra do Fogo de bicicleta. Dessa viagem de exploração e autoconhecimento surgiu o filme "Transpatagônia", vencedor do Prêmio do Público do Rio Mountain Festival 2014, e o livro "Transpatagônia, Pumas não Comem Ciclistas". O filme tem 60 minutos de duração e foi dirigido por Cauê Steinberg a partir das filmagens em campo de Guilherme Cavallari e entrevistas posteriores. Tanto o Livro como o filme, que permanece inédito, serão lançados no Encontro Nacional de Cicloturismo 2015.

Guilherme Cavallari - Diretor da Kalapalo Editora, autor de 17 livros e um filme com roteiros, técnicas, conceitos, equipamento e relatos relacionados a esportes de aventura, com ênfase em mountain bike e cicloturismo. Trabalhou como bike courrier em Berlim, em 93 e 94. Em 2012/13 percorreu toda a Patagônia e a Terra do Fogo de mountain bike, 6.000 km em seis meses. www.kalapalo.com.br/index.php/fotosf/trailer-documentario-transpatagonia


PALESTRA 7 de junho - 8h

VESTÍGIO DE AVENTURA - AMÉRICA LATINA

O fotógrafo Beto Ambrosio saiu de Araraquara (SP) onde nasceu, para uma incrível viagem de bicicleta, com duração de 2,5 anos, percorrendo 30.000km entre 19 países da America Latina, buscando conhecer os lugares que nem sempre são visitados por turistas, e principalmente, entrar de cabeça na cultura de cada país, conhecendo de perto as pessoas que sempre se mostram muito hospitaleiras! Beto irá contar o que aprendeu e o que se aprende numa grande viagem de bicicleta.

Beto Ambrosio - 27 anos, de Araraquara- SP - Sempre apaixonado por culturas, pessoas e fotografia, encontrou na bicicleta a melhor maneira de conciliar tudo isso. Na data do evento, estará na reta final de sua viagem de volta a América Latina, quase chegando em casa... www.facebook.com/vestigiodeaventura