Projeto Pantanal vai à Praia: Praia do Forte (BA) a Maceió (AL)

Ainda na Praia do Forte vimos um noticiário da TV que o ano de 1999 estava chovendo 30 % a mais que o normal no Nordeste (e nós sentimos isto na pele!). Apesar do trabalho extra de ter que proteger da chuva todo o equipamento, e do certo desconforto que isto nos trás, a viagem seguiu num ritmo muito bom. Porém, as chuvas torrenciais que caíam no litoral norte da Bahia nos fizeram "apelar": não podíamos fotografar, conhecer os lugares, fazer as exposições ou entrevistas. Assim, decidimos tirar um pouco nosso atraso e fugir das nuvens negras tomando um ônibus, que percorreu toda a Linha Verde (da Praia do Forte até a divisa com o Sergipe, num total de aproximadamente 150 km). Foi um pouco frustrante, mas durante a viagem chegamos à conclusão de que foi tomada a melhor decisão. No dia seguinte fizemos nossa primeira pedalada no Sergipe, seguindo de Indiaroba até o Pontal, onde tomamos um barco para voltar à Bahia (!?) e conhecer Mangue Seco. A idéia do ônibus realmente foi boa, pois tivemos na terra da Tieta (a do Jorge Amado, não a nossa...) dois dias de muito sol, belíssimas paisagens entre dunas e coqueirais.

Apesar de famosa por ter sido cenário de livro, filme e novela, Mangue Seco ainda mantém suas características naturais e culturais bastante preservadas. Só não foi perfeito porque alguém "gostou demais" da corrente reserva das nossas bikes e resolveu "guardá-la" como lembrança... A passagem pelo Sergipe foi muito rápida, merecendo destaque a maior pedalada contínua até aqui (69 km!) para chegar em Aracaju.

Saímos do Sergipe cruzando de balsa o Rio São Francisco com destino a Penedo (AL), conhecida como a "Ouro Preto do Nordeste" (pelo seu rico patrimônio histórico), de onde pudemos fotografar um dos mais belos pores-do-sol da viagem, sobre as águas do "Velho Chico". De volta às bikes, pedalamos 30 km acompanhando o São Francisco, cruzando o chamado "Pantanal Alagoano", uma área alagadiça sob influência das águas deste rio.

Chegamos em Piaçabuçu para continuar a viagem, desta vez de escuna até sua foz. É difícil imaginar que toda aquela água tenha origem em uma pequena nascente localizada mais de 3 mil km antes, na Serra da Canastra (MG). A paisagem da foz é composta por coqueirais, dunas e muitas jangadas, que com o colorido de suas velas inspiraram belas fotos. Vale lembrar que nosso almoço - um delicioso bufê à beira mar - foi em território sergipano, na margem direita do rio, com muito sol e direito a uma siesta sob a sombra dos coqueiros.

Na manhã seguinte, a CHUVA voltou a nos acompanhar até o Pontal do Coruripe, uma vila de pescadores. Do Pontal do Coruripe até Barra de São Miguel a estrada fica recheada de canaviais e ladeiras que culminam no mirante da bela praia do Gunga. O que mais nos chamou atenção na paisagem deste último trecho é que, após sairmos da Bahia, tornaram-se raras as manchas de vegetação nativa, que foram substituídas por extensas plantações de coqueiros, cana-de-açúcar e pastagens com aparência de abandono. A única coisa que não mudava é a atenção e amizade das pessoas que encontrávamos pelo caminho.

Chegando a Maceió conhecemos o Sr. Renato, um cicloturista veterano de 60 anos, que deu um belo exemplo de disposição a quem acha que idade é entrave para o pedal: já foi de Maceió até São Paulo pedalando, e conhece vários roteiros interessantes em sua região. Aos 1500 km rodados as bikes deram sinais de cansaço - uma delas teve um raio quebrado e um dos pneus rasgou na lateral. Os câmbios ficaram um pouco desregulados, mas nada que não pudéssemos arrumar por conta própria nas horas "livres"...

Em Maceió, além de várias entrevistas, exposições e palestra, arranjamos tempo para pegar um cineminha (o que é isto mesmo?! A gente nem se lembrava mais...).

Projeto Pantanal vai à Praia: Vitória(ES) a Itaúnas(ES)
Projeto Pantanal vai à Praia: Itaúnas (ES) a Arraial d'Ajuda (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Arraial d'Ajuda (BA) até Ilheús (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Ilheús (BA) a Praia do Forte (BA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Praia do Forte (BA) a Maceió (AL)
Projeto Pantanal vai à Praia: Maceió (AL) a Recife (PE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Recife (PE) a Natal (RN)
Projeto Pantanal vai à Praia: Natal (RN) a Canoa Quebrada (CE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Canoa Quebrada (CE) a Fortaleza (CE)
Projeto Pantanal vai à Praia: Fortaleza(CE) a Ilha do Cajú(MA)
Projeto Pantanal vai à Praia: Ilha do Cajú(MA) a São Luís (MA)